Segunda-feira 21 de Julho de 2025

Lourenço Rodrigues com bronze e recordes nacionais nos europeus sub-23

Atletismo-EuropeuSub23-Bronze-20-07-2025 (1)

FPA / Sportmedia

No último dia dos campeonatos europeus Sub-23, que tiveram lugar no Fana Stadium, em Bergen (Noruega), o balanço da participação portuguesa foi extremamente positivo, marcado pela conquista da medalha de bronze na final dos 3.000 metros obstáculos.

A que se acrescentou o recorde nacional sub-23 e ainda a prestação da estafeta feminina de 4×100 metros, composta por Rita Barbosa, Beatriz Castelhano, Lurdes Oliveira e Joana Dias, que garantiu um honroso 6º lugar na final, estabelecendo um novo recorde nacional sub-23 na fase de qualificação.

Na final dos 3.000 metros obstáculos, Lourenço Rodrigues, que havia sido terceiro classificado na fase de qualificação, o atleta português integrou desde cedo a dianteira do grupo, posicionando-se no segundo lugar logo à segunda volta.

Ao longo de uma corrida exigente e muito tática, Lourenço manteve-se entre os dois primeiros lugares, vindo a terminar numa excelente terceira posição, com o magnífico tempo de 8.21,99, novo recorde nacional sub-23. Uma prova de grande nível, que confirmou o talento e a maturidade competitiva do jovem atleta português.

Após recuperar de uma prova extremamente exigente, Lourenço partilhou emocionado as suas palavras, tendo referido que “esta medalha representa muito para mim, especialmente depois da época difícil que atravessei. Estive lesionado durante bastante tempo, mas nunca deixei de acreditar. Sempre sonhei com este momento. Esta é a concretização de um sonho — uma medalha internacional que tem um enorme significado para mim.”

Lourenço acrescentou ainda que “senti que hoje era o dia certo para arriscar. Apesar de não ter acordado com as melhores sensações, mantive a confiança de que podia lutar por um bom resultado. E foi exatamente isso que aconteceu: arrisquei — e não me arrependo de nada do que fiz durante a prova, não considerando que tenha atacado demasiado cedo. Pelo contrário, penso que tomei as decisões certas no momento certo. Estou verdadeiramente feliz com esta conquista.»

Atletismo-EuropeuSub23-Estafeta-20-07-2025 (1)

FPA / Sportmedia

A manhã do último dia dos Campeonatos Europeus Sub-23 ficou marcada pela excelente prestação da estafeta feminina portuguesa de 4×100 metros, composta por Rita Barbosa, Beatriz Castelhano, Lurdes Oliveira e Joana Dias, que brilhou ao estabelecer um novo recorde nacional, com o tempo de 44,21 segundos.

Este registo superou a anterior marca, fixada a 7.06.25, em Coimbra, por 60 centésimos. O desempenho garantiu à equipa a qualificação para a final, reforçando o potencial e o crescimento do setor da velocidade feminino em Portugal.

Na parte da tarde, na final, o quarteto voltou a destacar-se com uma exibição de grande nível, terminando na 6ª posição. Um resultado que reflete o trabalho, a dedicação e o espírito de equipa destas jovens atletas.

Tiago Ramos concluiu a sua participação com um meritório 12º lugar, registando o tempo de 41.43,14, o que representa o seu melhor registo da época, com uma melhoria de praticamente um minuto.

Tiago Sucena terminou com um excelente 21º lugar, alcançando um notável recorde pessoal, ao terminar a prova com o tempo de 43.06,14.

A atleta Raquel Gomes, que participou na final do lançamento do disco, teve como melhor marca 48,95 metros o que a colocou na 10ª posição entre 12 atletas.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.