Sexta-feira 26 de Julho de 3326

Portugal a brilhar nos jogos da CPLP em Timor-Leste

CDP-JogosCPLP-Medalhadas-24-07-2025

CDP

A missão portuguesa voltou a ter um dia de conquistas nos XII Jogos Desportivos da CPLP, com destaque para o domínio absoluto no voleibol de praia e para o excelente desempenho no ténis e no xadrez. Ao todo, nesta quinta-feira, Portugal somou sete medalhas de ouro e mais três de bronze.

O Voleibol de Praia esteve irrepreensível: todas as duplas venceram as respetivas finais, arrecadando os três ouros em disputa. Em pares mistos, Matilde Silva e Filipe Neto venceram Timor-Leste por 21-12 e 21-10. No quadro feminino, Matilde e Inês Silva voltaram a subir ao lugar mais alto do pódio após derrotarem novamente Timor (21-18 e 21-13). No setor masculino, Tito Oliveira e Filipe Neto fecharam a participação com uma vitória expressiva por 21-4 e 21-11 frente a Cabo Verde. Portugal venceu todos os jogos realizados na modalidade.

No Xadrez, Matviy Faryma e Sofia Valente garantiram nova medalha de ouro, desta vez na prova de Blitz pares mistos, vencendo todos os encontros (Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). Ambos os atletas têm agora duas medalhas de ouro cada. Venceram ainda a quarta ronda das partidas clássicas, mantendo-se invictos.

O Ténis foi também um dos grandes destaques do dia, com seis medalhas para Portugal. Nos pares mistos, Lourenço Correia e Beatriz Angélico venceram a final frente a Moçambique (6-3 e 6-0) e conquistaram o ouro. António Rodrigues e Sofia Silva ficaram com o bronze devido a limitações regulamentares que não permitem duas equipas do mesmo país numa final. O mesmo sucedeu nos singulares: Beatriz Angélico venceu Moçambique por 6-1 e 6-4 e foi campeã, com Sofia Silva a receber o bronze. No setor masculino, António Rodrigues bateu Moçambique por 6-0 e 6-1 e sagrou-se campeão, com Lourenço Correia a receber também o bronze.

CDP-JogosCPLP-Medalha-24-07-2025

CDP

No Karaté, Portugal garantiu presença em três finais: Ema Fernandes (-48kg), Leonor Gonçalves (-53kg) e Luís Morais (-60kg) vão lutar pelo ouro esta sexta-feira. Afonso Ferreira (-55kg) vai disputar o bronze. Os quatro atletas alcançaram vitórias importantes ao longo do dia frente a Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Timor-Leste.

No Basquetebol 3×3, a seleção feminina venceu Timor por 21-2 e perdeu por um ponto (18-17) frente a Moçambique, garantindo ainda assim a presença na final. A equipa masculina venceu Timor por 21-1 e disputará o jogo de atribuição do terceiro lugar.

O Futebol encerrou o dia com uma derrota frente a Cabo Verde (0-2). Portugal jogará mais um encontro no sábado, com um adversário ainda por definir.

Esta sexta-feira haverá as finais de basquetebol 3×3 e de karaté, a última ronda de Xadrez clássico e as respetivas entregas de medalhas.

O Atletismo também esteve em plano de destaque, conquistando 17 medalhas (11 de ouro, 5 de prata e 1 de bronze), que foram alcançadas pelos seguintes atletas:

Medalhas de Ouro

• Salto em comprimento: Samuel Amaro

• 200 metros (masculinos): Tiago Santos

• Lançamento do peso: Guilherme Gavina

• Estafeta 4×100 metros (misto): Tiago Almeida, Laura Agostinho, Tiago Santos e Leonor Freitas

Medalhas de Prata

• 200 metros (femininos): Maria Carvalho

• 200 metros (masculinos): Tiago Almeida

• 1500 metros (femininos): Luana Monteiro

Medalhas de Bronze

• 200 metros (femininos): Leonor Freitas

Samuel Amaro | Salto em comprimento

CDP-JogosCPLP-Medalhas-24-07-2025

CDP

No final da participação portuguesa nos XII Jogos Desportivos da CPLP, que decorreram em Timor-Leste, o Professor Alcino Pereira, “Team Manager” da comitiva nacional, fez um balanço muito positivo da presença lusa na competição, tendo afirmado que “em termos competitivos, o balanço é muito positivo, pois alcançámos 11 medalhas de ouro, 5 de prata e 1 de bronze, num total de 17 medalhas, o que nos permitiu conquistar o primeiro lugar na classificação coletiva. No entanto, gostaria de sublinhar que o mais importante desta participação é, sem dúvida, a experiência proporcionada a estes jovens. Estar num país longínquo, visitar e conviver com uma antiga colónia portuguesa, conhecer os seus costumes e constatar que, mesmo tão longe de Portugal, do outro lado do mundo, se fala português… é algo verdadeiramente marcante. Esta será certamente uma experiência que não irão esquecer.”

 

© 3326 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.