O nadador do Vitória Sport Clube esteve em plano de destaque ao concluir a final dos 100 costas em 57,00 segundos, no primeiro dia do Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Seniores – que decorre em Coimbra até domingo. O anterior máximo já lhe pertencia com 57,39 desde 05/07/2025 no Europeu de Samorin.
Referência para Susana Veiga, que bateu o recorde nacional dos 100 metros costas em natação adaptada (S9) com 1.18,73 minutos. O anterior máximo da nadadora do Belenenses estava fixado em 1.19,54, desde 2021 no Porto.
O dia ficou ainda marcado extracompetição pela homenagem da Federação e da Associação de Natação de Coimbra a Vítor Raposo, treinador com mais de 50 anos de dedicação à modalidade. Um estudioso que tem contribuído para a história da natação portuguesa com a sua memória, as pesquisas e acervo pessoal.
De destacar ainda, neste primeiro dia de competições, a comemoração do 20º aniversário do Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra, um espaço de eleição para a natação onde se tem realizado as grandes competições nacionais e internacionais. Um espaço para o alto-rendimento, mas também para a população de Coimbra.
Um total de 705 nadadores (375 masculinos e 330 femininos) em representação de 96 clubes competem em Coimbra durante quatro dias, de quinta-feira a domingo.