Quarta-feira 30 de Julho de 2025

António Faria faleceu aos 93 anos

IMG_0675

DR

António Faria (Benfica) foi um dos melhores – e ainda o é em termos estatísticos – velocista do atletismo português na disciplina dos 100 metros, sendo o atleta com mais títulos de campeão nacional, o que também sucede nos 200 metros, com oito títulos conquistados.

Foi um dos primeiros atletas, em Portugal, a baixar dos 22 segundos, nos 200 metros, melhorando essa marca em 1958 e 1959, mantendo-se no “top one” até 1963/1964, tendo eu tido a felicidade – como jovem atleta do Sporting a iniciar a carreira (1962) – de estar na antiga pista que o Benfica utilizava junto ao Estádio Alvalade, onde participei em provas de 100 metros, ainda que para as categorias mais jovens (Aspirante e Principiante, na altura).

No Benfica, destacou-se ainda como treinador de referência, tendo passado pelas suas mãos alguns dos melhores atletas da história do atletismo no Clube e de Portugal, sendo um “gentleman” em termos de desportista com fair play e ética.

António Faria completou 93 anos de idade, no passado mês de junho, e desaparece agora, levando consigo um exemplo de dedicação ao Clube e ao atletismo, que atletas de outros clubes também recordam com sentimento.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.