Sábado 02 de Agosto de 2025

Benfica conquistou 10ª Supertaça Cândido Oliveira com cheiro a Algarve

FPF_4834

FPF

Foram precisos os ares do Algarve para “ajudar” o Benfica a chegar à posse da 10ª Supertaça Cândido Oliveira (46ª edição), num jogo repartido e em que qualquer das equipas podia ter chegado ao triunfo, que beneficiou os homens de Bruno Lage ante algumas falhas dos leões, em especial no momento do único golo válido a favor do Benfica.

No primeiro tempo, o Sporting tomou a dianteira global, mas a falta de capacidade para ser superior na procura do golo foi a grande “pecha”, ainda que ambas as equipas se tivessem preocupado mais com o jogo jogado do que em pormenores, até porque tudo ainda está em fase de “afinações”.

Os leões remataram mais (13-9, dos quais 3-2 para a baliza) ainda que na posse de bola também o Sporting teve supremacia (55/45%), mas não houve a diretividade específica para fazer a diferença, quiçá pela questão dos verdes se apresentarem com um esquema (4x2x3x1) mais “difícil” porquanto Gyokeres “já foi”, contra um coeso 4x3x3 que os encarnados souberam aplicar, o que originou no golo (50’) obtido por Pavlidis, deixado “só” na grande área leonina para fazer o “estrago”, porquanto resultado de um mau alívio da defesa leonina que o avançado benfiquista aproveitou da melhor maneira para rematar forte, ao nível da relva e com Rui Silva a “permitir” que a bola passasse por entre os seus braços a caminho da baliza.

FPF_4828

FPF

Depois de se encontrar em desvantagem no marcador, Rui Borges fez, de imediato, quatro substituições para tentar dar “a volta ao jogo”, mas que não surtiram os efeitos desejados, até porque os “nervos” começaram a surgir e o árbitro foi obrigado a mostrar 11 cartões amarelos (5 para o Sporting e 6 para o Benfica), que não é bom.

Plavidis foi o melhor em campo e recebeu o competente troféu, enquanto os benfiquistas fizeram o que é, para já, a primeira festa do futebol na nova época 2025/2026.

Benfica que tem, na próxima semana, o primeiro teste para o apuramento para a Liga dos Campeões, começando por defrontar os franceses do Nice.

O campeonato da I Liga iniciar-se-á no fim-de-semana seguinte.

 

Sporting de Braga e Santa Clara na fase seguinte do futebol europeu

 

Fran Navarro foi o herói oportuno para o apuramento do Sporting de Braga para a terceira pré-eliminatória da Liga Europa, ao marcar o único golo que garantiu o avanço.

O golo foi obtido no prolongamento (104 minutos) do encontro frente aos búlgaros do Levski Sofia, partida jogada em Braga, que se tornou suficiente depois do 0-0 no jogo da primeira mão.

Os bracarenses vão agora defrontar os romenos do Cluj, com a primeira mão na Roménia (7 de agosto), estando a segunda marcada para o dia 14, na cidade dos Arcebispos.

Noutra latitude, o Santa Clara apurou-se para a 3ª pré-eliminatória da Conference League, depois vencerem (2-0) em Ponta Delgada a equipa croata, que tinham vencido (2-1) na primeira mão.

Vinícius Lopes (5′) e Gabriel Silva (68′) marcaram os golos para o Santa Clara continuar na Conference League.

Na próxima fase, o Santa Clara defrontará a equipa do Larne (Irlanda do Norte) ou Prishtina (Kosovo).

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.