Sábado 02 de Agosto de 2025

Campeões nacionais de Ciclismo em estrada coroados em Mangualde

Ciclismo-NacionaisEstrada-01-08-2025

FPCiclismo

O Campeonato Nacional de Estrada para as camadas jovens arrancou esta sexta-feira, em Mangualde, com a atribuição dos primeiros títulos nacionais, na vertente de contrarrelógio individual, nas categorias de cadetes e juniores, masculinos e femininos. 

As cadetes e juniores femininos enfrentaram uma distância de 12,1 quilómetros, enquanto os cadetes masculinos percorreram a mesma extensão. Os juniores masculinos cumpriram 17,9 quilómetros.

Rodrigo Jesus (Academia Efapel de Ciclismo) conquistou o título nacional de juniores, com o tempo de 26.17,07, seguindo-se Gonçalo Costa (WWW-Hagens Berman-Jayco), a 1s67, com 26.18,74, e Gonçalo Rodrigues (Team Polti Visit Malta), com 26.21,58.

Em juniores femininas, venceu Emília Baía (Korpo Activo / Penacova), com 21.39,36, batendo Lara Ribeiro (Academia Efapel de Ciclismo), segunda com 21.54,81, e Maria Marques (Atum General / Tavira / SC Farense), terceira com 22.00,15.

No setor masculino de cadetes, Rodrigo Conceição (Alenquer-GDM-Anipura) foi o mais rápido, com 18.35,24, seguido de José Bancaleiro (Caldas Ecosprint – E.Leclerc), com 18.59,98, e Rodrigo Afonso (Tensai / Sambiental / Santa Marta), com 19.05,32.

O título de cadetes femininas foi conquistado por Inês Fonseca (Triumtermica / Águias de Alpiarça), com o registo de 22.47,03. Bárbara Santos (CDASJ / Cyclin’Team / Município de Albufeira) foi segunda, com 22.56,94, e Lara Lourenço (Race Spirit Cycling Team) fechou o pódio, com 23.54,42.

Ciclismo-NovaSeleccionadora-01-08-2025

FPCiclismo

Este sábado será dedicado às provas de fundo de juvenis e femininas de cadetes e juniores, num circuito de 5,6 quilómetros. Às 10h, as juvenis femininas partem para quatro voltas ao percurso (22,4 quilómetros), seguindo-se os juvenis masculinos (28 quilómetros), às 11h15. Durante a tarde, a partir das 15h, vão para a estrada as cadetes femininas (47,4 quilómetros) e as juniores (71,1 quilómetros).

Daniela Pereira nomeada selecionadora nacional de ciclismo feminino de estrada

A Federação Portuguesa de Ciclismo nomeou Daniela Pereira como Selecionadora Nacional de Ciclismo Feminino de Estrada, função que assume de imediato, reforçando o compromisso com o desenvolvimento e valorização do ciclismo feminino em Portugal.

Natural de Vila Nova de Famalicão, Daniela Pereira (35 anos), conta com um percurso desportivo sólido, tanto como atleta como enquanto treinadora e dirigente. Representou diversas equipas nacionais em várias vertentes, com destaque para o XCO, Enduro, Ciclocrosse e Estrada, tendo conquistado importantes resultados ao longo da sua carreira, nomeadamente a vitória na Taça de Portugal de Ciclocrosse e pódios nas Taças de Portugal de Estrada, XCO e Campeonatos Nacionais.

Paralelamente, desenvolveu um percurso consistente na formação e liderança técnica, tendo desempenhado funções como treinadora e coordenadora da Academia ACR Roriz, diretora desportiva da equipa de cadetes da Landeiro | KTM | ACR Roriz e da equipa elite feminina Kiwi – Atlântico | Louriña. Mais recentemente, integrou a Seleção Nacional Feminina de Estrada como massagista, consolidando uma ligação próxima às atletas e ao contexto da alta competição.

A entrada de Daniela Pereira surgiu com o objetivo de continuar a projetar o ciclismo feminino nacional e de potenciar o talento emergente em várias categorias.

A Federação Portuguesa de Ciclismo agradece todo o empenho e dedicação do Professor José Luis Algarra, que desempenhou este cargo nos últimos anos, deixando uma marca importante no crescimento da modalidade.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.