Nesta madrugada (de quinta-feira), os atletas portugueses vão estrear-se (pelas 3 horas) nos Jogos Mundiais Chengdu 2025 com a presença das equipas feminina e masculina de Andebol de praia no Xinglong Lake Beach Arena.
A competição feminina inicia-se (frente à Argentina) pelas 3h00, seguindo-se (3h50) a masculina, a contar para os vários grupos definidos, para o caso jogando o primeiro jogo contra o Brasil.
Depois será tempo de celebrar o início oficial de competição com a Cerimónia de Abertura a decorrer no Tianfu International Convention Centre.
A Cerimónia de Abertura está marcada para as 13 horas locais, com a duração de 90 minutos de duração, 15 dos quais com apresentações culturais. Também o desfile dos países participantes terá lugar com Beatriz Carneiro (Ginástica Acrobática) e José Ramalho (Canoagem de Maratona) a serem os porta-estandartes de Portugal.
Acrescente-se que Portugal participou em todas as edições do Jogos Mundiais, tendo alcançado um total de 28 medalhas – seis de ouro, nove de prata e 13 de bronze – recordando-se que a primeira foi de ouro, conquistada pela seleção masculina de Hóquei em Patins, no evento que teve lugar em Santa Mónica (EUA).
Em 2022, em Birmingham (EUA), Portugal obteve o conjunto de resultados mais valioso, com o ouro alcançado pelo par (dança) da Patinagem Artística constituído por Ana Walgode e Pedro Walgode; a prata no Muaythai, por Diogo Calado, 81 kg; a prata na Ginástica Acrobática pelo par formado por Ana Teixeira e Rita Ferreira; prata também o grupo de Ginástica Acrobática, com o trio “elaborado” por Bárbara Sequeira, Beatriz Carneiro e Francisca Maia; e o bronze na canoagem de Maratona, por José Ramalho.
No total serão 256 eventos de medalhas, em 61 disciplinas de 35 modalidades que integram o programa desportivo.