Domingo 29 de Abril de 8592

Europeu de pista coberta – Quatro a caminho de Praga

european athletics

DR

O campeão olímpico Nelson Évora tornou-se o quarto atleta luso a cumprir os mínimos para estar presente nos europeus de pista coberta, que terão lugar entre 6 e 8 de Março próximo na cidade checa de Praga.

Para uma “exigência” de 16,30, Nelson conseguiu 16,70, o que é um bom registo e confirmativo que a lesão tida – que obrigou a cirurgia – está debelada, dando garantia de poder lutar pelos lugares cimeiros, pese embora ainda faltem “alinhar” alguns pormenores técnicos.

Os outros três entretanto apurados são os varistas Edi Maia (recordista nacional a 5,70) e que alcançou agora 5,60 (mínimo de 5,50), tal como o fez Diogo Ferreira, com o mesmo registo, que é um novo recorde pessoal, a quem se junta a triplista Patrícia Mamona, que saltou a 13,82 para um mínimo de 13,70.

A poucos centésimos dos mínimos (1.49,00) estão os oitocentistas Sandy Martins (1.49,20) e Miguel Moreira (1.49,44).

De especial relevo o facto de o salto com vara continuar a evoluir ano após – para já com dois saltadores no europeu de pista coberta, em Praga – juntando-se agora um terceiro elemento, Ruben Miranda, que bateu o recorde nacional de sub-23 ao transpor a fasquia colocada a 5,40, mais cinco centímetros do que conseguira no mês passado.

Com os campeonatos de Portugal à porta, por certo que outros atletas poderão obter ainda o passaporte para o europeu, numa expectativa federativa de reunir uma dezena em Praga.

Entretanto, em termos internacionais, o recordista mundial (6,16 o ano passado) do salto com vara – o francês Renaud Lavillenie atingiu, pela segunda vez em quinze dias, os seis metros (primeiro e em Rouen) e os 6,01 (Nevers), aqui falhando as três tentativas de bater o recorde do mundo com a fasquia colocada a 6,17.

© 8592 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.