No primeiro dia de competição para os atletas portugueses nos Jogos Mundiais Chengdu 2025, na China, registou-se a estreia das equipas feminina e masculina de Andebol de praia no Xinglong Lake Beach Arena.
A formação feminina defrontou a Argentina e perdeu 2-0, com os parciais de 16-15 e 13-10, enquanto a equipa masculina foi derrotada pelo Brasil, atual titular dos Jogos Mundiais, por 2-1 (16-18, 14-12, 12-13).
À noite, decorreu a Cerimónia de Abertura dos 12ºs Jogos Mundiais 2025, onde mais de 4000 atletas de 110 países estão prontos para a ação que decorre oficialmente desde esta quinta-feira até domingo, 17 de agosto.
O Centro Internacional de Conferências de Tianfu foi palco da cerimónia que reuniu as delegações para um espetáculo que cruzou a tradição chinesa com o espírito universalista dos Jogos Mundiais, reunindo dragões, pandas e performances cheias de brilho.
Os atletas desfilaram com as bandeiras nacionais de cada nação e a empunhar o estandarte de Portugal estiveram Beatriz Carneiro (Ginástica) e José Ramalho (Canoagem), num momento de grande orgulho e emoção, que procurou simbolizar a unidade antes do início das competições.
Kirsty Coventry, a nova presidente do Comité Olímpico Internacional, gravou uma mensagem que foi transmitida durante a referida cerimónia, na qual desejou boa sorte a todos os participantes e agradeceu aos organizadores chineses e voluntários o seu empenho.
Para esta sexta-feira o calendário apresentasse da seguinte forma:
Wushu
Sílvia Cruz é a primeira portuguesa de sempre a competir nesta modalidade em Jogos Mundiais. A competir no combinado Nanquan-Nandao, fará hoje a sua apresentação de Nandao no Hi-Tech Zone Sports Centre Gymnasium
Ginástica de trampolins
Início da competição em Trampolim Sincronizado com os portugueses Gabriel Albuquerque e Lucas Santos a quererem um lugar nas meias-finais
Ginástica acrobática
Beatriz Carneiro e Inês Faria entram em praticável para o exercício dinâmico, na competição de pares femininos
Começa a competição de pares mistos, com Lara Fernandes e Guilherme Henriques a apresentarem o exercício de equilíbrio
O par feminino Beatriz Carneio e Inês Faria voltam a competir, no exercício de dinâmico, com o objetivo de garantir um lugar na final de hoje Lara Fernandes e Guilherme Henriques realizam o exercício dinâmico para completar a qualificação e lutar por um lugar na final
Corfebol
A equipa mista portuguesa estreia-se na fase de grupos frente aos campeões em título, os Países Baixos
Andebol de praia
A equipa feminina apresenta-se para o segundo jogo (10h10) da fase de grupos, desta vez frente à China
A Alemanha será o segundo adversário dos portugueses no torneio masculino (11h10).