Sábado 09 de Agosto de 2025

Ouro, prata e bronze para a Portugal na Ginástica Acrobática dos Jogos Mundiais

COP-JogosMundiais--08-08-2025

COP / Francisco Paraíso

Os representantes lusos da Ginástica Acrobática tiveram um dia (esta sexta-feira) em cheio nos Jogos Mundiais Chengdu, ao conquistarem três medalhas de uma assentada, comprovando os resultados que há muito esta disciplina tem alcançado ao longo dos anos.

Gabriel Albuquerque e Lucas Santos garantiram a conquista do primeiro ouro ao serem os 1ºs classificados na competição de Trampolim sincronizado (Ginástica de trampolins).

Os dois ginastas somaram 31.790 pontos para garantir a subida ao lugar mais alto do pódio, face aos 15.810 dos Países Baixos, medalha de prata. A medalha de bronze foi para a Alemanha, com 52.450, que se superiorizou à França.

COP-JogosMundiais-08-08-2025

COP / Francisco Paraíso

Gabriel Albuquerque não ficou inteiramente satisfeito com a performance inacabada, mas ainda assim suficiente para a vitória, tendo referido que “não era bem o que nós esperávamos. Não era assim que queríamos acabar a prova, tínhamos muito mais potencial para, pelo menos, acabar a série que treinámos, mas, no fim do dia, o jogo é o jogo, nós jogámos e ganhámos.”

Lucas Santos ficou impressionado com a experiência de estar numa competição multidisciplinar, referindo que “é a minha primeira vez na China, um país com uma cultura muito diferente, e gostei bastante. A vila é incrível, as pessoas conseguem apoiar-nos e estão sempre lá para nós. A experiência tem sido incrível e única. É mesmo um momento de sonho, fenomenal.”

Em pares mistos, Lara Fernandes e Guilherme Henriques mantiveram o 2º lugar da qualificação e garantiram a conquista da medalha de prata, com 28.540 pontos. A Ucrânia somou 29.110 e ganhou o ouro, com Israel a guardar o bronze (28.250).

Guilherme Henriques terminou o seu desempenho com as emoções a subir ao salientar que “foi uma prova espetacular, que superou todas as nossas expetativas. É um sentimento incrível estar aqui”, acrescentando que “acho que superei todas as expetativas, esta semana. Está a ser espetacular, ainda não acabou. É simplesmente incrível estar na aldeia, com tantas nacionalidades diferentes… e conseguir levar isto como recompensa ainda é melhor.”

Lara Fernandes não escondeu as emoções na hora de reagir à conquista da medalha, quando referiu que “é incrível, é um sonho tornado realidade. É um orgulho. É uma recompensa única e vai ficar marcada no meu coração para sempre. É especial.”

Beatriz Carneiro e Inês Faria ganharam a medalha de bronze na final da competição de pares femininos de Ginástica acrobática, com 27.770. A Bélgica ficou com o ouro (28.620) e a Ucrânia com a prata (28.270).

Beatriz Carneiro somou a segunda medalha em Jogos Mundiais, depois de também ter ido ao pódio em Birmingham 2022, tornando-se a primeira atleta portuguesa com mais de uma medalha nesta competição, pelo que “estamos muito felizes, fizemos três esquemas incríveis e acho que este último foi um fechar fantástico. Acho que a emoção que mostrámos no fim disse tudo, não há palavras para explicar aquilo que sentimos”.

Beatriz Carneiro prometeu guardar a medalha num lugar especial, afirmando que “para sempre, no meu coração. Esta medalha é o reflexo do trabalho que fizemos ao longo destes dois anos, com muita dedicação, muito esforço, muito empenho da nossa parte, mas também daqueles que nos rodeiam e apoiam, os nossos treinadores, os médicos, fisioterapeutas e o mais essencial, a nossa família e os nossos amigos. Estão lá sempre para nos apoiar. Ter feito dois Jogos Mundiais já é incrível, com duas medalhas ainda melhor. É muito amor pela modalidade, muita dedicação. Espero que daqui para a frente venham muitos e me vejam a mim e à Inês como um exemplo e nunca desistam dos seus sonhos.”

Inês Faria fez a estreia em Jogos Mundiais e salientou que “foi uma experiência incrível. Foram os meus primeiros Jogos, a minha primeira prova com o Comité e foi incrível. É um ambiente incrível, como se estivéssemos em casa, sentimo-nos apoiados.”

As competições podem ser vistas em direto na plataforma The World Games Live.

Neste sábado, o programa apresenta-se do seguinte modo:

Wushu

Silvia Cruz recebeu a pontuação de 9.443 na apresentação de Nandao, o que a colocou no 8º lugar no final do primeiro dia de competição. hoje é a vez de Nanquan, para se conhecer a classificação final. Impressões da atleta no final da prova: “O ambiente desta competição é surreal. A prova correu muito bem e foi a minha melhor pontuação de sempre. Senti-me forte e espero que a prova de amanhã seja ainda melhor”

Corfebol

Fim do jogo com vitória dos Países Baixos, seleção n.º 1 mundial, por 29-12. Resultados parciais: 6-5, 8-3, 7-2, 8-2). O próximo adversário de Portugal será a China, no sábado, às 8h45.

Andebol de praia

Vitória final (2-0) para Portugal confirmada com um 22-14 no 2º período. Depois de dois jogos no grupo B, a Equipa Portugal é 2ª classificada, com 2 pontos, atrás da Argentina, no 1º lugar, com 4 pontos. O próximo adversário da equipa nacional será a Croácia.

Vitória para Portugal (2-1) na 2ª jornada do torneio masculino de Andebol de praia, frente à Alemanha, consumada no “shootout”, por 6-2. A Equipa Portugal segue no 3º lugar do Grupo A, com 2 pontos, atrás de Brasil (4) e Alemanha (2). Próximo adversário da equipa nacional será a Croácia (0), no sábado, às 9h20.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.