Brady Gilmore da Israel/ Premier Tech Academy, bateu com grande autoridade toda a concorrência, incluindo Iuri Leitão e conseguiu o triunfo na etapa de Viseu da 86ª Volta a Portugal Continente em que todos os sprínteres fizeram a sua aposta para alcançar um triunfo.
O australiano Gilmore, que conseguiu a sétima vitória desta temporada, depois dos triunfos em duas Etapas do Tour du Rwanda, uma Etapa e Geral do Tour de Taiwan e uma Etapa e Geral do Circuit des Ardennes, finalizou da melhor forma um, excelente trabalho da sua equipa em particular do anterior líder da prova, Pau Martí, que liderou a equipa azul na perseguição a uma fuga e depois no lançamento do corredor australiano.
A etapa ficou marcada por uma fuga inicial de três corredores, estavam percorridos 40 quilómetros, tendo trinta quilómetros depois recebido a companhia de mais cinco corredores, sendo que dos oito homens da frente quatro eram da Credibom/LA Alumínios/Marcos Car.
No final o vencedor mostrou-se feliz , “Foi a sétima vitória na temporada. Estou muito feliz, numa volta em que Israel/ Premier Tech Academy tem sido protagonista” disse Brady Gilmore.
Por sua vez o camisola amarela Artem Nych da Anicolor/Tien 21 considerou que “A estratégia de ter um corredor na fuga resultou para o objetivo que era não perder tempo, o que foi conseguido. Avizinham-se dias difíceis”.
Quem marcou presença nesta etapa foi a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes que disse à comunicação social “Esta é a prova rainha do ciclismo português. Hoje antes de sair de casa para vir a Lamego para estar na Volta e lembrei ao meu pai os tempos de miúda em que víamos a corrida no sofá. Estou emocionada”.
Na classificação geral temos:
1º-Artem Nych (Anicolor/Tien 21) 20h46’28”,
2º-Bayron Munton/RSA (Feirense/Beeceler) a 8”,
3º- Jesus Peña/COL (AP Hotels e Resort/Tavira/Farense) a 12”,
4º-Alexis Guerin/FRA (Anicolor/Tien 21) 26” e
5º-Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista) a 43”.
Por equipas lidera a : Anicolor/Tien 21.
Classificação dos Pontos (Galp): Iuri Leitão/POR (Caja Rural/Seguros RGA)
Classificação da Montanha (Paredes Rota do Móvel): Hugo Nunes/POR (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car)
Classificação da Juventude (Placard): Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista)
Esta terça -feira é o dia de descanso da caravana é dedicado a cerca de um milhar de cicloturistas com a disputa da 18ª Etapa da Volta RTP, onde os amantes da bicicletas pedala durante 85 quilómetros e terão ao seu dispor toda a estrutura da Volta.
Na quarta-feira dia 13 de agosto, temos a 6º etapa que vai ligar Águeda à Guarda com 175,2 kms, partida às 12h45 e chegada prevista às 17h24. Com três Metas Volantes e cinco contagens do Prémio da Montanha, a última de 3ª categoria a coincidir com a meta.