Dia de Folga a animação foi a 18 Etapa da Volta RTP, 850 inscritos marcavam presença em Viseu, faziam fila junto ao secretariado para levar o seu pack de participação.
Os participantes vindos de todos os pontos do Continente, Ilhas e emigrantes residentes em França, Suiça, Alemanha e inclusivamente um português residente na Índia, deram um enorme colorido à célebre Avenida Europa, o palco do ciclismo na “Cidade de Viriato”.
A Etapa da Volta RTP realizou no mesmo em que há 41 anos, a 12 de agosto de 1984, Carlos Lopes, atleta de Vildemoinhos, concelho de Viseu, entrou para a história ao vencer a maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, conquistando a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal.
A corrida teve um total de 75 quilómetros, sendo os últimos quinze feitos em “roda livre”, ou seja cada adequou o seu andamento à máxima velocidade que pudesse desenvolver e serem os primeiros a chegar.
Toda a estrutura operacional da 86 Volta a Portugal Continente esteve à disposição dos ciclo-desportistas para que estes pudessem desfrutar de um grande dia da sua modalidade de eleição, o ciclismo.
Também grande parte dos patrocinadores da “Portuguesa” marcaram presença na Avenida Europa para fazerem promoção das suas marcas e distribuir os seus brindes publicitários.
CLASSIFICAÇÕES
Setor Masculino
1-Alexandre Gonçalves (Ourém) 3h06’28″, 2-João Pedro Vaz (Lisboa) m.t e 3-Hélder Loureiro (Castro Daire) m.t.
Setor Feminino
1-Susana Freitas (Funchal) 3h10’33″, 2-Priscila Gonçalves (Cascais) a 1’42″ e 3-Darina Balabai (Torres Vedras) a 2’18″