Arranca esta quarta-feira, dia 20 de agosto, o Campeonato do Mundo de Canoagem de velocidade com 12 portugueses a competirem em Idroscalo di Milano, Itália, e dois títulos mundiais com cores nacionais para defender.
João Ribeiro e Messias Batista são a dupla portuguesa que quer revalidar o título de Campeões do Mundo de edição de 2023 na prova de K2 500 metros; e também Fernando Pimenta pretende revalidar o título mundial mas no caso de K1 1000 metros.
Vindos do Campeonato da Europa deste ano, e com o título no bolso, os canoístas do K4 masculino – Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Batista e Pedro Casinha – também procuram um bom resultado em Itália.
Completam as provas no masculino Iago Bebiano, em K1 200 metros, e Fernando Pimenta que alinhará nas qualificações de K1 500 metros e na final direta de K1 5000m.
Já do lado feminino, Teresa Portela destaca-se com a presença em K1 200 metros e ainda no K4 500 metros, tendo consigo Ana Brito, Ana Rodrigues e Inês Costa. Em canoas, Beatriz Fernandes competirá em C1 200 metros e em C2 500 metros, ao lado de Inês Penetra.
As sessões iniciais serão de qualificações nas várias distâncias e embarcações, estando as primeiras meias-finais agendadas para a tarde de quinta-feira, prolongando-se para a manhã seguinte.
Na sexta-feira de tarde acontecem as primeiras finais e no sábado de manhã completam-se as meias-finais ainda por disputar; a tarde de sábado e o dia de domingo são reservados exclusivamente para finais.
Na paracanoagem, os representantes da Equipa Nacional são Norberto Mourão (Kayak Clube Castores do Arade) e Alex Santos (Clube de Canoagem de Amora), dois paracanoístas que contabilizam participações nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e de Paris 2024.
A transmissão de toda a competição está disponível no canal de Youtube da Planet Canoe, com a RTP a prever transmitir em direto as finais.