A ligação entre Olot e Pal Andorra (170,3 km), nesta quinta-feira, trouxe ainda mais mudanças para uma corrida já movimentada, num festival de escalada a caminho da estação de esqui de Pal que favoreceu os primeiros colocados, com Jay Vine (UAE Team Emirates-XRG) a vencer (4h12m36s).
Conquistando sozinho a terceira vitória de etapa no Grand Tour da Espanha, somando-se ao seu sucesso anterior em 2022, o residente em Andorra também conquistou a camisa de bolinhas como líder da classificação do KOM, competição que havia vencido em 2024.
Torstein Træen (Bahrain Victorious), que foi segundo (4h13m30s), conquistou a camisola Rosa de líder, sendo o terceiro norueguês a liderar a La Vuelta, depois de Thor Hushovd (3 dias em 2006) e Odd Christian Eiking (7 dias em 2021). Jonas Vingegaard (Visma–Lease a Bike), Giulio Ciccone (Lidl–Trek) e João Almeida (UAE Team Emirates-XRG) atacaram na subida final, mas terminaram juntos, enquanto Juan Ayuso (UAE Team Emirates-XRG) saiu da disputa.
Um pelotão de 176 ciclistas partiu após Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step), Simon Carr (Cofidis) e Arjen Livyns (Lotto) terem desistido devido a problemas de saúde, segundo relatos de equipas. Por outro lado, Alex Molenaar (Caja Rural-Seguros RGA), holandês de mãe catalã, teve uma largada em casa, e muitos ciclistas estão ansiosos para chegar a Andorra, onde se estabeleceram.
Nesta etapa de alta montanha, João Almeida (UEA Emiratos XRG) completou na sexta posição, com 4h16m55s, enquanto Ivo Oliveira, da mesma equipa, chegou em 172º, com 4h36m54s.
Na geral, Torstein Træen passou a liderar, com o total de 20h45m46s, seguindo-se B. Armirail (AG2R), a 31 segundos e L. Fortunato (Astana), a 1m01s.
João Almeida passou a 6º, a 2m41s, enquanto Ivo Oliveira se fixou no 124º, a 35m25s.
Nesta sexta-feira corre-se mais uma etapa, com 188 km, a maior parte pelas montanhas, ligando Andorra La Vella Andorra a Cerler.Huesca la Magia.