Sexta-feira 30 de Agosto de 8097

Mais montanhas ultrapassadas na Vuelta’2025 e João Almeida regressou ao 3º lugar

Ciclismo-Vuelta2025-Vencedor-29-08-2025

Vuelta2025

Nesta sexta-feira, com quatro contagens de montanha (duas de segunda e duas de primeira categoria), nos 188 km entre Andorra la Vella e Cerler Huesca la Magia, no que foi a 7ª etapa da Vuelta’2025, João Antunes recuperou e fixou-se no pódio, ganhando mais ânimo para o muito que ainda falta para cumprir.

Antunes que não foi o único neste campo, porque no dia seguinte (também nesta etapa) à sua derrocada em Andorra e ao seu declínio na classificação geral, Juan Ayuso (UAE Team Emirates-XRG) demonstrou garra e habilidade para conquistar uma impressionante vitória solo.

O jovem espanhol lançou um ataque logo na primeira subida do dia, a imponente Port del Canto, e ultrapassou todos os companheiros de fuga a quase 10 quilómetros da chegada ao cume, na estação de esqui de Cerler, conquistando a primeira vitória numa etapa da La Vuelta após abrir a contagem de Grand Tour no início desta temporada, no Giro d’Italia.

Foi também a terceira vitória consecutiva da UAE Team Emirates-XRG, após o contrarrelógio por equipas e o sucesso de Jay Vine em Andorra. O líder português, João Almeida, também atacou na subida final, mas os principais candidatos à classificação geral terminaram juntos, com Torstein Træen (Bahrain Victorious) acompanhando o ritmo para manter La Roja.

Após uma semana de corridas, o pelotão deixa Andorra e retorna a Espanha, onde permanecerá pelo restante da Vuelta 25, após visitar Itália, França e Andorra. A caminho da província de Huesca e de uma chegada ao cume de Cerler, os ciclistas precisaram de superar nada menos que 4.211 metros de altitude, o segundo maior valor desta edição!

Os atacantes inspiram-se nas muitas subidas do dia, alguns movimentos são iniciados nas primeiras descidas, mas a verdadeira batalha acontece na subida até Port del Canto (24,7 km a 4,4%).

Ciclismo-Vuelta2025-29-08-2025

Vuelta2025

A cerca de 22 quilómetros do cume, Juan Ayuso (UAE Team Emirates-XRG) partiu em busca de “vingança” após cair para a 43ª posição geral no 6º dia. Muitos ciclistas foram atrás dele, incluindo seu companheiro de equipe Jay Vine, vencedor em Pal e líder da classificação KOM, assim como Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step), 4º na classificação geral, cujas tentativas são cobertas pela Bahrain Victorious enquanto defendem La Roja de Torstein Træen.

Ayuso segue sozinho até o cume (km 37,9) e é acompanhado por onze ciclistas na descida: Jay Vine (UAE Team Emirates-XRG), Mads Pedersen (Lidl-Trek), Sean Quinn (EF Education-EasyPost), Damien Howson (Q36.5), Harold Tejada (XDS Astana), Brieuc Rolland (Groupama-FDJ), Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA), Raul Garcia Pierna (Arkéa-B&B Hotels), Kevin Vermaerke (Picnic PostNL), Eduardo Sepulveda (Lotto) e Marco Frigo (Israel Premier Tech).

Vine e Pedersen levam os pontos

A diferença aumentou no vale, chegando a um máximo de 1,47 m. Os companheiros de equipa de Træen ditam o ritmo no pelotão para garantir que os atacantes não representem ameaça à La Roja. Raul Garcia Pierna é o ciclista mais bem colocado na classificação geral entre eles, com 1,47 m de diferença, mas nunca chegou a desfrutar da liderança virtual da corrida.

Jay Vine fortalece a camisa de bolinhas, liderando a categoria 2 nas subidas de Creu de Perves (km 107,7) e L’Espina (km 141,5). Em seguida, Mads Pedersen é recompensado pelo esforço na liderança com 20 pontos no sprint intermediário (Benasque, km 174).

Os doze líderes ainda estão três minutos e meio à frente do grupo na parte inferior da subida final para Cerler (21,1 km a 5,8%).

Vine dita o ritmo logo no início da subida. Pedersen e Nicolau são rapidamente derrubados. Ayuso ataca a 11 quilómetros do fim. Frigo consegue alcançá-lo… Mas o italiano não consegue reagir quando o espanhol acelera novamente logo nos últimos 10 quilómetros.

No pelotão, a Visma-Lease a Bike e, em seguida, a UAE Team Emirates-XRG estabeleceram um ritmo forte, tendo João Almeida atacado nos últimos 5 quilómetros. Jonas Vingegaard está logo atrás, seguido por Giulio Ciccone (Lidl-Trek).

Os candidatos à classificação geral se reencontraram, incluindo Træen, que mantém a liderança geral.

Ayuso venceu com o tempo de 4h49m41s, à frente de M. Frigo (Israel), a 1m15s e R. Garcia Pierna (Hóteis Arkea B&B) fechou o pódio a 1m21s.

João Almeida chegou na 19ª posição, a 2m35s, enquanto Ivo Oliveira (Emirates-XRG) completou na 145ª posição, a 20m31s.

Na classificação geral, T. Traeen (Bahrein) segue no comando, com 25h18m02s, seguindo-se J. Vingegaard (Visma), a 2m33s e João Almeida (Emirates), a 2m41s, com Giulio Ciccone (Lidl-Trek) a ficar a 2m42s eL, Fortunato (Astana), a fechar os cinco primeiros, a 2m47s.

Ivo Oliveira desceu ao 134º lugar, a 53m21s.

Neste sábado, corre-se a 8ª etapa, entre Monzón-Templário a Saragoça, numa distância de 163,5 km, num percurso propício para os roladores, porque em terreno plano.

© 8097 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.