No segundo jogo do europeu de Hóquei em Patins, que decorre em Paredes, Portugal voltou a não dar conta de si próprio e perdeu (3-1) ante uma França mais pujante e homogénea, passando ao último lugar do grupo A.
Os franceses, mais traquejados – a equipa nacional “renovou” os quadros – souberam encontrar a fórmula de tirar vantagem, ao ponto de se colocarem na dianteira do marcador à passagem dos 14 minutos de jogo, com um golo de Carlo Benedetto.
Portugal apenas recuperou a 14 segundos do intervalo, quando Rafa, depois de recuperar uma bola perdida pela equipa francesa, galgando terreno e entrando pela direita, sem adversário por perto, para rematar forte, a meia altura, com a bola a entrar por cima do ombro do guarda-redes francês e fazer o empate.
No segundo do tempo, perdendo élan, a formação lusitana acabou por sofrer mais dois golos, quase a papel químico, com Roberto Benedetto (13’) e Carlo Benedetto (a dois minutos do fim do encontro) a rematarem de longe, forte e rápido, com o guarda-redes luso a não ver a bola porque “bloqueado” pelos defesas na sua frente de visão.
Situação que colocou Portugal no último lugar do grupo A (0 pontos, de duas derrotas), com a Espanha a somar 6 pontos (venceu a Itália por 3-1) e a liderar, seguindo-se a França e a Itália, com 3 pontos cada uma.
No grupo B, Alemanha e Áustria empatara (1-1), tal como no Andorra-Suíça (4-4), com os andorrenhos no comando (4 pontos), à frente da Suíça e Áustria (2) e Alemanha (1).
Nesta quarta-feira, França defronta a Itália (19h) e Portugal tem a Espanha pela frente (21h45 em direto na RTP1), no grupo A, enquanto no B a Áustria enfrenta Andorra (14h) e a Suíça a Alemanha (16h30).
Dos resultados verificados saber-se-á quais serão os agrupamentos para os quartos de final.