A 11ª etapa da Vuelta 25, nesta quarta-feira, não teve vencedor devido a protestos na chegada em Bilbao. A organização da corrida decidiu que os tempos seriam registados a 3 km antes da linha de chegada.
Nesse ponto, o líder da classificação geral, Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike), liderava com Tom Pidcock (Q36.5), que se mostrou o mais imponente na última subida do dia, o Alto de Pike. O dinamarquês, cujos companheiros de equipe controlaram a etapa desde o início, mantém La Roja à frente da 12ª etapa, na Cantábria.
Bilbao, um clássico da Vuelta desde a primeira edição, esteve de volta ao mapa com um percurso desafiador que promete corridas emocionantes. O percurso tem subidas e descidas constantes, com sete subidas categorizadas e 3.185 metros de altitude à frente dos ciclistas, que sonham em imitar Marc Soler (Emirados Árabes Unidos Team Emirates-XRG), vencedor em 2022, quando o Grand Tour da Espanha visitou Bilbao pela última vez.
A corrida começou com a subida ao Alto de Laukiz, assim como a etapa 1 do Tour de France 2023. Atacantes como Juan Ayuso (UAE Team Emirates-XRG), Eddie Dunbar (Jayco AlUla) e Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) fizeram movimentos iniciais, mas a Visma-Lease a Bike de Jonas Vingegaard fez uma forte perseguição.
Mads Pedersen (Lidl-Trek) conseguiu abrir vantagem. Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA) segue-o, mas é ultrapassado na parte inferior da segunda subida do dia. O pelotão também retorna a Pedersen no km 22, mas o dinamarquês dispara novamente conforme a estrada se torna mais plana em direção ao cume. Desta vez, foi seguido por Marc Soler e Orluis Aular (Movistar), também acostumados a brilhar nessas estradas (3º lugar no Circuito de Getxo de 2024, com Pike sendo a última subida do dia).
A Visma-Lease a Bike controlou a diferença em cerca de um minuto. Soler é o mais ativo na frente. Nos últimos 80 km, seguiu sozinho na base da quarta subida do dia, o Alto de Morga, aumentou a vantagem para 1’25”, mas a diferença cai novamente a caminho da primeira subida, o Alto de Vivero. Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) aproveita a oportunidade para diminuir a diferença para Soler… Mas a dupla é imediatamente ultrapassada pelo pelotão, faltando 59 km.
O ícone basco Mikel Landa (Soudal Quick-Step) atacou o Alto del Vivero e chega sozinho ao cume (km 104,4), sendo alcançado por Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) pouco antes dos últimos 50 quilómetros. Atrás deles, um grupo de perseguidores surge com Mads Pedersen (Lidl-Trek), que terminou em terceiro no sprint intermediário quando a corrida passou, pela primeira vez, por Bilbao (km 119,6).
Buitrago seguiu sozinho a 33 km da linha de chegada, enquanto Landa luta contra dores nas costas. Na segunda subida do Alto del Vivero, a UAE Team Emirates-XRG e a Red Bull-Bora-Hansgrohe aumentaram a pressão. João Almeida acelerou duas vezes. O colombiano é alcançado a 25 km do fim e uma dúzia de ciclistas permanece na liderança.
Os retardatários retornam enquanto a direção da prova anuncia na Rádio Vuelta o fim da etapa: “Devido a alguns incidentes na linha de chegada, decidimos registar o tempo 3 km antes da linha. Não teremos um vencedor de etapa. Daremos os pontos para a classificação na montanha e para o sprint intermediário, mas não na linha de chegada.”
Na subida final do dia, Tom Pidcock (Q36.5) acelerou. Jonas Vingegaard tenta segui-lo, mas não consegue. No cume, diminuiu a diferença na descida e a dupla terminou segundos à frente de João Almeida, Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) e Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike).
Não havendo ordem de chegada, houve tempos atribuídos.
Pelo que J. Vingegaard (Visma) foi registado como primeiro e com o tempo de 3h40m14s, seguido de T. Pidcock (Q36.5), com o mesmo tempo, e J. Hindley (Red Bull Bora), e João Almeida (Emirates XRG) a dez segundos.
Ivo Oliveira foi registada a chegada a 16.43s.
Na geral, J. Vingegaard (Visma) manteve a liderança, agora com um total de 41h14m02, seguindo-se João Almeida (Emirates XRG), a 50 segundos (perdeu mais 12 para o dinamarquês), o britânico T. Pidcock (Decathlon), a 56 segundos e T. Traeen (Bahrain), a 1m06s.
Ivo Oliveira (Emirates XRG) manteve o 129º, a 1h42m11s, estando ainda em prova 164 ciclistas.
Nesta quinta-feira, a 12ª etapa vai ligar Laredo a Los Corrales de Buena, com 144,9 km, com uma contagem de 2ª categoria e outra de 1ª categoria, a cerca de 22 km da meta, que terá lugar em terra plana.