Domingo 07 de Setembro de 2025

Portugal brindou com chapa 5 na abertura do apuramento para o mundial de futebol’2026

FPF-MundialFutebol--06-09-2025

FPF/Diogo Pinto

Portugal arrancou, com o pé direito, o início da qualificação para o Campeonato do Mundo de Futebol’2026, com a seleção nacional a vencer a Arménia, em Yerevan, por 5-0, no primeiro jogo do grupo F de apuramento.

Um triunfo construído na primeira parte, com Portugal a chegar ao intervalo com três golos de vantagem, cortesia de João Félix (10′), Cristiano Ronaldo (21′) e João Cancelo (32′).

Na segunda parte, dois golos a abrir, por Cristiano Ronaldo (46′) e João Félix (61′) consumaram a goleada e levaram Portugal a uma gestão da partida até ao minuto final.

A Seleção Nacional AA iniciou, este sábado, a caminhada para o Mundial’2026, com a primeira jornada do grupo F, que, além de Portugal e Arménia, reúne Hungria e República da Irlanda.

O selecionador nacional, Roberto Martínez, escolheu um onze com Diogo Costa na baliza, defesa composta por João Cancelo, Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes. A meio-campo alinharam Vitinha, João Neves e Bruno Fernandes. No ataque, no apoio a Cristiano Ronaldo, jogaram de início Pedro Neto e João Félix.

Antes da partida, cumpriu-se um minuto de silêncio, em memória de André Silva, Diogo Jota e Jorge Costa.

Após um começo equilibrado, com a Arménia a procurar pressionar alto a primeira fase de construção da equipa nacional, Portugal marcou no primeiro remate à baliza. Pedro Neto serviu Cancelo, o lateral trocou as voltas ao lateral arménio e cruzou para a pequena área, com João Félix a cabecear, sem marcação, para o primeiro golo.

A Arménia esboçou uma reação, mas Portugal continuou a pressionar. Aos 21 minutos, simbolicamente o minuto da camisola que envergava Diogo Jota, Pedro Neto descobriu Cristiano Ronaldo dentro da área e o avançado fez o segundo golo. Logo de seguida, 3-0, agora com João Cancelo a marcar de pé esquerdo e a não esquecer Jota nos festejos.

Ao intervalo, Roberto Martínez trocou Pedro Neto por Trincão, e o jogo começou com mais um golo. E que golo. Remate de fora da área de Cristiano Ronaldo, com o pé direito, com o capitão a fazer o bis. A partir daqui assistiu-se a um domínio completo por parte de Portugal, com bolas ao poste, sucessivas oportunidades de golo e com o resultado a avolumar-se com naturalidade.

Aos 63 minutos, foi a vez de João Félix, de calcanhar, bisar na partida.

Com cinco golos de vantagem, Roberto Martínez mexeu na equipa, com Portugal sempre com o controlo e gestão do jogo, sem descurar o ataque. A equipa das Quinas podia ter dilatado o resultado, mas o resultado ficou no 5-0.

Com este resultado, Portugal assume a liderança do grupo F. O próximo encontro de qualificação está marcado para terça-feira, em Budapeste, com a Hungria.

FPF-MundialFutebol-06-09-2025

FPF/Diogo Pinto

Roberto Martínez ficou satisfeito com a resposta da equipa, com Portugal a sair de Yerevan com vitória robusta no primeiro jogo do grupo F, de apuramento para o Mundial-2026, tendo referido que “era importante começar bem, agarrar o jogo e fizemos isso. Tivemos atitude espetacular, controlo com bola, bom ritmo. Depois de marcar é outro jogo, e também controlámos esse novo jogo, com disciplina, continuamos a tentar mais golos e a deixar a nossa baliza a zeros. Foi um desempenho quase perfeito”.

Roberto Martínez destacou a preparação do encontro para o desempenho na Arménia, acrescentando que “não é fácil chegar à Arménia e vencer. A preparação foi muito boa, com grande atitude dos jogadores. O resultado é fruto do desempenho que tivemos, mas foi só um jogo. A Hungria em casa vai ser mais um desafio”.

O selecionador nacional observou uma equipa mais preparada, a assimilar melhor os conceitos táticos da equipa técnica, tendo adiantado que “pouco a pouco tive a sensação que durante o Europeu de 2024 não tínhamos 20, 22 jogadores com informação tática do que queremos fazer. Conseguimos um grupo maior na Liga das Nações. É importante controlar jogos, gerir esforços e carga. Estou muito satisfeito como correu o jogo, temos ambiente de muita competitividade saudável. Isso é muito bom para Portugal”.

Por último, Roberto Martinez não esqueceu Diogo Jota e o golo apontado por Cristiano Ronaldo, aos 21 minutos, o número da camisola do malogrado jogador.

“O Diogo Jota está connosco. Marcar ao minuto 21 foi um sinal especial. Agora continuamos a nossa caminhada”, concluiu Martínez.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.