Terça-feira 16 de Setembro de 2025

Requalificação dos CAR’s em estado de operacionalização

COP-CARs-Requalificação-15-09-2025

Câmara Municipal Anadia

Foi dado o primeiro passo para a operacionalização do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo 2024-2028 com a assinatura dos contratos para a reabilitação dos Centros de Alto Rendimento (CAR), que mobilizam €10 milhões de euros do pacote total de €65 milhões contratualizados entre o Governo, o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Comité Paralímpico de Portugal.

Foram firmados os primeiros cinco contratos com os CAR de Anadia – onde decorreu a cerimónia e que alberga o Ciclismo, a Ginástica e o Judo; Caldas da Rainha (Badminton), Golegã (Equestre), Montemor-o-Velho (Remo e Canoagem) e Rio Maior (Desmor). Assinaram o documento os representantes dos Municípios onde se situam os CAR, as Federações Desportivas e o COP, como organismo coordenador do processo.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, anfitriã do evento realizado na véspera do 16º aniversário do CAR sediado no concelho, sublinhou a importância da assinatura dos contratos-programa, como um “investimento” que tem associada “uma visão estratégica para o futuro do desporto nacional”, e reforçou a ideia de os CAR, “com condições adequadas” para os atletas se prepararem”, serem “indispensáveis ao sucesso desportivo.”

Maria Teresa Cardoso considerou o CAR Anadia “uma referência europeia”, onde trabalham muitas equipas para além das constituídas por atletas portugueses, e afirmou ter sido dado “um passo firme em direção a um desporto mais forte, inclusivo e competitivo.”

Miguel Nascimento, secretário-geral da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO), elogiou o passo governamental dado com esta iniciativa. “Os apoios que constam nestes contratos-programa representam um sinal de valorização e compromisso do Governo com o Desporto Nacional”, disse. “Trata-se de um investimento que vai muito além das infraestruturas: é um investimento nas pessoas, nos atletas, treinadores e equipas técnicas, que diariamente dão o melhor de si em busca da excelência.”

Atleta olímpico de Natação em Paris 2024, Miguel Nascimento tem a experiência do usufruto de um CAR, conhecendo as vantagens de ali se ter preparado. “Tive a oportunidade de viver de perto a realidade de treinar e competir apoiado pelas condições criadas nos CAR. Fui residente no CAR de Rio Maior e sei, por experiência própria, o impacto que a qualidade das instalações e dos recursos têm, não só na carreira desportiva, mas também no crescimento pessoal. Aos 18 anos, a ambição de querer mais, de investir no meu futuro e de representar Portugal nos Jogos Olímpicos levou-me a tomar a decisão de integrar um CAR, decisão que impactou de forma muito significativa a minha carreira desportiva e a minha vida pessoal.” E lembrou a história feliz dos campeões olímpicos do Ciclismo de pista: “Outro exemplo claro da importância dos CAR são os resultados do Iúri (Leitão) e do Rui (Oliveira), e da restante seleção de ciclismo de pista, no CAR da Anadia, que são prova clara de que, quando existe visão e investimento, os resultados aparecem e orgulham o País.”

Miguel Nascimento agradeceu, em nome da CAO, “este esforço” e afirmou a convicção de ser este “um passo fundamental para novas conquistas e para que o desporto continue a projetar Portugal no mundo, inspirando as gerações presentes e futuras.”

O presidente do COP, Fernando Gomes, referiu serem os contratos agora assinados “mais do que papéis para guardar numa gaveta, são compromissos que traduzem trabalho efetivo, investimento real, melhoria de equipamento, reforço das áreas médicas e de recuperação, ou seja, melhores condições de treino para os nossos atletas. Os CAR são lugares essenciais na vida de quem treina obsessivamente para melhorar um décimo, uma marca, um recorde. São em lugares como este que se constrói o futuro do desporto português”, sublinhou Fernando Gomes, reforçando o seu compromisso de valorizar, “acima de tudo”, os “atletas e quem os suporta nas federações desportivas.”

O presidente do COP salientou ainda o “simbolismo especial” que marcou o evento ocorrido no CAR Anadia, “porque constitui a primeira concretização efetiva do Plano de Desenvolvimento Desportivo, através do qual o Governo está a investir 65 milhões de euros no desporto.”

Fernando Gomes deixou também uma promessa. “O COP não vai abrandar. Pelo contrário: vamos acelerar. Vamos manter-nos determinados em agilizar o financiamento do Plano de Desenvolvimento Desportivo, em garantir que os contratos-programa saem do papel e chegam ao terreno; em melhorar as condições de treino e de competição; em apoiar os treinadores que tanto dão ao país; em fortalecer as federações e os clubes que são a base do sistema desportivo. O nosso compromisso é com uma execução célere, transparente e responsável.”

O presidente do COP anunciou ainda que a partir da próxima semana a organização iniciará a entrega de novas Bolsas do Projeto “Esperanças Olímpicas”. “O que significa que mais jovens terão acesso a apoio financeiro, orientação técnica, acompanhamento multidisciplinar e aos meios necessários para conciliar treino e estudos”, concluiu.

Margarida Balseiro Lopes, ministra da Cultura, Juventude, Desporto e Igualdade, encerrou a cerimónia, na qual considerou ter sido dado “mais um passo decisivo para o futuro do desporto, em Portugal”, setor que possui um “impacto crescente na economia, na inovação e no turismo.” Disse a governante que “investir no desporto é investir no País.”

A ministra sublinhou que o Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo foi “pensado para responder às diferentes necessidades do setor” do desporto e assumiu que pretende “corrigir décadas de falta de investimento do Estado central, que muitas vezes deixou os municípios sozinhos” a desempenhar esse papel. “Este é o caminho que queremos seguir, investir de forma estruturada”, de modo a proporcionar “melhores condições, adequadas às exigências da alta competição.”

Margarida Balseiro Lopes garantiu ser este “um compromisso de longo prazo com o futuro do desporto, em Portugal”, sendo o desafio criar a capacidade de “transformar estes projetos em conquistas duradouras.”

Presentes no CAR Anadia a acompanhar o evento estiveram também o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Ricardo Gonçalves.

Os contratos agora assinados resultam de um processo coordenado pelo COP, em articulação com a Fundação do Desporto, os CAR e as respetivas federações, que prosseguirá nas próximas semanas com a formalização e assinatura dos restantes acordos. A execução será acompanhada por mecanismos de monitorização e avaliação de impacto, garantindo rigor e transparência na aplicação dos fundos.

A requalificação prevista pelo Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo abrange os CAR de Anadia, Caldas da Rainha, Golegã, Maia, Montemor-o-Velho, Nazaré, Peniche, Rio Maior, São Jacinto (Aveiro), Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real de Santo António – de fora deste processo fica o CAR do Jamor, por ser gerido diretamente pelo IPDJ.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.