José Paulo Lopes, que recentemente anunciou o fim da carreira desportiva, foi homenageado pelo Comité Olímpico de Portugal e Comissão de Atletas Olímpicos
Olímpico em Tóquio 2020, José Paulo Lopes colocou um ponto final no percurso competitivo na Natação, aos 24 anos (completará 25 a 16 de outubro), e quando ainda é recordista nacional dos 400m e 800m em piscina de 50m.
Na oportunidade, o nadador luso referiu que “é difícil dizer que merecia esta homenagem”, quando fez a sua intervenção, na sede do COP, num momento marcado por muitos agradecimentos, feitos e recebidos.
“Faz-me sentir orgulhoso, é muito importante para mim, porque foi uma carreira feliz, mas difícil em alguns momentos e, apesar de cedo, esta é a altura correta, porque não conseguia continuar mais na Natação, pelo menos a fazer o que fazia”, confessou, virando-se para o futuro. “Agora tenho outros objetivos e quero agradecer a todos, atletas, treinadores, toda a gente que se meteu na minha carreira. Foi um momento feliz que acabou.”
José Paulo Lopes vai agora concluir os estudos universitários em Engenharia e Gestão Industrial, estando, em paralelo, a fazer a sua formação de treinador de Natação.
O presidente do COP, Fernando Gomes, agradeceu a José Paulo Lopes “a dedicação, o entusiasmo e o empenho” que evidenciou ao longo da sua carreira, que culminou com a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fernando Gomes desejou ainda “felicidades” ao nadador olímpico de Braga. “Só tens de estar feliz pela carreira que tiveste, pelo patamar que atingiste”, disse ainda o líder do COP.
Também presente na homenagem, Miguel Arrobas, presidente da Federação Portuguesa de Natação, considerou José Paulo Lopes como “um dos nossos melhores, que dedicou toda uma vida e chegou a resultados extraordinários”, acrescentando que “é hora de, na sua despedida das piscinas a nadar, dizer um muito obrigado pela dedicação, pela entrega, pelos sacrifícios feitos, que sabemos quais são, enquanto atletas olímpicos, na busca de um sonho, de objetivos.”
Miguel Arrobas exaltou o currículo do atleta bracarense, de olímpico e multi-recordista nacional, nos 400m, 800m e 1500m, destacando o facto de ter sido “o primeiro nadador a baixar aquela fasquia dos 15 minutos [14.39,82], sempre uma coisa emblemática. Foi um nadador que esteve em Jogos Olímpicos, campeonatos do Mundo, campeonatos da Europa, Universíadas, Jogos Olímpicos da Juventude, enfim, com um palmarés invejável.”
O líder da Federação de Natação deixou um desafio a José Paulo Lopes: “Estamos desejosos de te continuar a ver nas piscinas. Contamos contigo, precisamos de treinadores que saibam ver nos atletas aquilo que é o seu principal ativo, levá-los a acreditar e a cumprir os seus sonhos.”
O presidente da CAO, Emanuel Silva, dirigiu-se a José Paulo Lopes como um seu par, partilhando uma história: “És o nosso Zé, não o José Lopes. Serás sempre o nosso Zé. Ainda eu andava na Canoagem, a competir e a treinar, quando ouvi falar de um jovem bracarense da Natação, com muito talento, muita ambição, muita resiliência.”

