Quinta-feira 25 de Setembro de 2025

CDP pede critérios claros na atribuição de condecorações no setor desportivo

CDP-CimeiraCanidatosPresidente2-24-09-2025

CDP

A Confederação do Desporto de Portugal promoveu, esta quarta-feira, mais uma edição da Cimeira de Presidentes de Federações Desportivas – reunindo cerca de quatro dezenas de representantes – com conversas inéditas com dois dos candidatos à Presidência da República.

Ao longo de uma tarde de trabalhos, as federações desportivas tiveram oportunidade de dialogar diretamente com António José Seguro e com Henrique Gouveia e Melo.

Ambos os candidatos demonstraram abertura para construir um diálogo profícuo com a CDP e reconheceram o papel essencial das federações desportivas – e da própria CDP – na definição de prioridades para o setor.

O encontro permitiu partilhar, de forma franca e descontraída, as principais preocupações de quem, diariamente, está no terreno a lutar por um desporto mais forte, mais justo e mais valorizado.

CDP-CimeiraCanidatosPresidente-24-09-2025

CDP

No início das conversas, a CDP lançou dois desafios concretos aos candidatos: por um lado, a definição de critérios claros e transparentes na atribuição de condecorações e distinções honoríficas no setor desportivo; por outro, a possibilidade de o próximo Presidente da República assumir o papel de Presidente Honorário da Cimeira de Presidentes, acolhendo uma reunião anual com todas as federações desportivas.

“Queremos que o próximo Presidente da República possa assumir o desporto como uma verdadeira prioridade política, não apenas através de palavras, mas também de gestos concretos. Propusemos que seja definido, em conjunto com as federações, um quadro transparente de critérios para as condecorações desportivas, e lançámos o convite para que o Presidente da República possa ser Presidente Honorário da Cimeira de Presidentes, presidindo uma vez por ano a este encontro nacional. Seria um sinal político claro de que o desporto merece mais dignidade”, sublinhou Daniel Monteiro, Presidente da Confederação do Desporto de Portugal.

Este momento de partilha marcou mais um passo na construção de um projeto de valorização do setor, que deve envolver todos: das autarquias locais à mais alta figura do Estado.

A CDP já se encontra em contacto com as restantes candidaturas presidenciais para dar continuidade a este ciclo de diálogo, no âmbito da iniciativa “Conversas à Presidente”, que terá novas edições nas próximas semanas.

Em vigor à dezenas de anos, a legislação em vigor está a precisar de uma nova linguagem e imagem, adaptada ao momento, pelo que a adequação aos novos paradigmas de apreciação do mérito de cada desportista e ou outra personalidade, individual ou coletiva, se torne indispensável, desiderato que também se recomendará para as que são atribuídas pela presidência da República, e não só pelo governo.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.