O FC Porto foi a primeira equipa a carimbar a passagem às meias-finais da Elite Cup Masculina ao vencer a Juventude Pacense por 5-3, após desempate por livres diretos, depois do empate a três no tempo regulamentar.
A partida começou intensa e equilibrada, com as duas equipas a procurar marcar cedo. O FC Porto assumiu um ataque mais organizado, enquanto a Juventude Pacense apostou nas transições rápidas, com ambas as equipas a criar perigo.
Aos nove minutos, Ezequiel Mena inaugurou o marcador para os dragões, mas a resposta do conjunto de Paços de Ferreira chegou pouco depois por Diogo Abreu (1-1). Dois minutos mais tarde, numa nova transição ofensiva, Zé Miguel consumou a reviravolta (1-2), resultado que se manteve até ao intervalo.
No reatamento, a Juventude Pacense aumentou a vantagem aos seis minutos, com Tomás Pereira a rematar de longe e Cancela a desviar para o 1-3. O Porto reagiu de imediato e reduziu na jogada de saída após o golo, por Gonçalo Alves (2-3). Pouco depois, Mena surgiu isolado e fez o empate (3-3).
Sem mais golos no tempo regulamentar, a decisão foi para os livres diretos, onde os dragões foram mais eficazes, convertendo dois contra nenhum da Juventude.
No segundo jogo dos quartos de final, o Oliveirense suplantou o OC Barcelos ao vencer por um tangente 2-1 OC, num clássico do hóquei nortenho marcado pelo equilíbrio e alguma intensidade.
O marcador só foi inaugurado aos 17 minutos da primeira parte, quando Marc Rouzé, com um remate de meia distância, colocou a formação de Oliveira de Azeméis em vantagem, resultado que se manteve até ao intervalo.
Na segunda parte, Miguel Rocha testou os reflexos de Bernardo Mendes logo a abrir, mas foi novamente a Oliveirense a ser mais eficaz: após Guillem Torrents travar um livre direto de João Souto, Lucas Martin. ez assistiu Bruno Di Benedetto, que fez o 0-2.
O OC Barcelos reagiu e, a seis do fim, Ferruccio serviu Miguel Rocha para este reduzir a desvantagem (1-2). A equipa barcelense ainda beneficiou de superioridade numérica após azul mostrado a Franco Platero, e ainda optou por jogar em 5×3, mas não conseguiu concretizar o empate.
No terceiro jogo, o Benfica garantiu a qualificação para as meias-finais ao vencer o SC Tomar por 3-2, depois de uma primeira parte bem disputada e equilibrada nos vinte minutos iniciais até ao momento em que Lucas Ordoñez entrou em rinque para fazer a diferença ao marcar dois golos em dois minutos, estabelecendo o resultado ao intervalo (2-0).
No segundo tempo, o SC Tomar entrou determinado, mas o Benfica continuou a pressionar em busca de mais golos, no entanto sem conseguir finalizar. Quem não marca sofre e foi o conjunto nabantino a reduzir aos dois minutos, por Xanoca. O Benfica reagiu e cinco minutos depois fez o 3-1, fruto de uma jogada individual de Zé Miranda.
No último minuto da partida, Xanoca bisou com um remate fortíssimo para o 3-2. O SC Tomar ainda acreditou e jogou de 5×4, mas o resultado já não sofreu alterações, tendo o Benfica de defrontar a UD Oliveirense este sábado, nas meias-finais.
A terminar este primeiro dia, o Sporting venceu a Sanjoanense, por 4-2 e marcou encontro amanhã, frente ao FC Porto, na primeira meia-final do dia.
Os leões entraram em rinque com maior ascendente e marcaram cedo, logo, com dois minutos no relógio, com um remate fortíssimo de Danilo Rampulla. A AD Sanjoanense respondeu com muito perigo, com Luís Filipe a obrigar Xano Edo a intervir e não deixou de procurar o golo que acabou por acontecer aos 12 minutos, com golo da autoria de Alex Mount. No minuto seguinte João Ramalho assistiu Hugo Santos para o golo da vantagem da AD sanjoanense (1-2).
A ter de patinar atrás do prejuízo o Sporting tentou reduzir a vantagem, mas encontrou pela frente um Carrión inspirado, que foi negando o golo até ao derradeiro segundo do primeiro tempo, momento em que, assistido por Facu Navarro, Roc Pujadas fez o 2-2 com que as equipas recolheram aos balneários.
No segundo tempo, Danilo Rampulla aos nove minutos e Nolito Romero aos 11, selaram o resultado dos leões nos 4-2 e o passaporte para a meia-final.
Na agenda para este sábado, o FC Porto-Sporting está marcado para as 17 horas e o Oliveirense-Benfica será às 21 horas.
Entretanto, a patinadora portuguesa Matilde Alves, da Associação Recreativa de Patinagem de Albufeira (ARPA), vai competir na Artistic Skating World Cup Figures 2025 que se realiza em Buenos Aires, na Argentina.
A atleta lusa do escalão de Juniores entra em rinque este domingo e pode acompanhar a prova através da WS Tv.