Miguel Arsénio foi o melhor português (17º) no Mundial de Trail, que decorreu, este sábado, disputado em Canfranc-Pirinéus (Espanha), depois de enfrentarem 82 quilómetros e 6.000 metros de desnível positivo, numa das provas mais duras e emblemáticas do programa.
A seleção portuguesa teve prestações consistentes, terminando num excelente 10º lugar coletivo no masculino e em 14º no feminino, confirmando o crescimento dos atletas nacionais nesta modalidade.
Entre os homens, o melhor luso foi Miguel Arsénio, que assinou uma excelente 17ª posição (9h43m46s), com Hugo Gonçalves a terminar em 53º (10h33m59s), seguido de Bruno Gonçalves no 54º posto (10h34m42s), Nélson Santos em 70º (11h01m27s) e Mário Fonseca fechou em 138º lugar (13h47m20s).
“Uma queda nos primeiros 30 km se calhar sacrificou aqui o top-10 que era o mais ambicionado, mas tenho de voltar cá para vingar este resultado. Sei que estiveram em Portugal a puxar por nós, muito obrigado e é sempre um orgulho”, disse Miguel Arsénio no final da sua corrida.
No setor feminino, Marisa Vieira foi a melhor portuguesa, cruzando a meta em 53º (12h50m07s). Seguiram-se Susana Echeverría (67º, 13h33m08s), Vera Bernardo (68º, 13h34m20s) e Cristina Arreiol (71º, 13h36m18s), enquanto Carla Pereira não concluiu a prova.
O triunfo masculino foi para o norte-americano Jim Walmsley, que dominou a corrida e cortou a meta em 8h35m11s, enquanto no feminino a vitória sorriu à compatriota Katie Schide, vencedora em 9h57m59s. Por equipas, França conquistou o ouro entre os homens, à frente dos Estados Unidos e de Itália, enquanto no setor feminino a Itália levou a melhor sobre as norte-americanas e as francesas.
Num traçado que colocou à prova a resistência física e a resiliência mental dos atletas, Portugal obteve em Canfranc classificações honrosas, confirmando a presença entre as nações de referência no panorama mundial do trail.
O programa prossegue, este domingo, com as provas Classic (14 km) e Classic Sub-20, em formato de subida e descida, que prometem mais espetáculo e competitividade. Portugal terá também representantes em ação, fechando a participação nacional nos Campeonatos Mundiais de Montanha e Trail com Mariana Leitão, Beatriz Claro, Julieta Gomes e Rita Lopes; Gonçalo Monteiro, José Cunha, Luís Vieira e Rui Brochado nos femininos e masculinos da prova sub-20; Joana Soares, Beatriz Alves, Joana Fernandes e Patrícia Carreira; Ricardo Fonseca, Carlos Lopes, Paulo Macedo e Tiago Pereira são os atletas na prova Classic up and down.
Estes Campeonatos podem ser acompanhados na página oficial da prova (resultados e outras informações), e nas páginas das redes sociais da FPA (Facebook e Instragram), com declarações dos atletas após o final das suas corridas.