O Comité Olímpico de Portugal organiza no dia 16 de outubro o “Evento Nacional GRASS – Por um desporto mais seguro em Portugal”, com vista a sensibilizar e capacitar as organizações desportivas de base – clubes e associações – para a adoção de medidas proativas para prevenir e responder a situações de violência e abuso no contexto desportivo, de acordo com o programa inserido no respetivo site.
O evento, com início marcado para as 15 horas no Auditório do COP, é de participação gratuita mediante inscrição prévia através do formulário (site), e a ação é creditada com 0,5 UC para a revalidação do Título Profissional de Treinador/a de Desporto.
Esta iniciativa integra o projeto europeu Safer Grassroots Sport (GRASS) e destina-se a todo o ecossistema desportivo: federações, associações territoriais, equipas de apoio (entourage) e, em particular, clubes e organizações desportivas de base que estão na linha da frente da promoção de contextos seguros e saudáveis que garantam o bem-estar de todos os participantes.
Os objetivos deste encontro incluem a apresentação dos resultados do projeto em Portugal; das ferramentas Safe Sport desenvolvidas, nomeadamente o instrumento online de autodiagnóstico e do kit digital de recursos práticos; e ainda a sensibilização e capacitação das organizações desportivas de base para a prevenção e proteção contra a violência e abuso no desporto.
O projeto GRASS oferece uma abordagem prática e orientada para a prevenção e resposta, reforçando o compromisso com um desporto mais seguro em Portugal.
Mais informações no site do projeto Safer Grassroots Sport ou contactar através do e-mail dep@comiteolimpicoportugal.pt ou pelo telefone 213 617 260.
Assembleia-geral dos Jogos do Mediterrâneo reúne em Lagoa
O Comité Olímpico de Portugal e os Municípios de Lagoa e Portimão reuniram-se esta segunda-feira, no Algarve, com representantes do Comité Internacional dos Jogos do Mediterrâneo (CIJM).
Na agenda do encontro esteve um ponto de situação relativo aos Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa marcados para setembro de 2027 e a operacionalização do processo que conduzirá à organização da Assembleia Geral do CIJM em Portimão, a 29 de novembro deste ano, e na qual participarão representantes dos 26 Comités Olímpicos Nacionais membros do CIJM.
O COP esteve representado na reunião por Pedro Farromba, membro da Comissão Executiva, e pelo CIJM estiveram o secretário-geral Iakovos Filippousis e o presidente da Comissão Coordenadora dos Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027, Ilias Dalainas.