O terceiro dia dos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Nova Deli (Índia), ficou marcado pela medalha de prata conquistada por Miguel Monteiro no lançamento do peso F40, com o melhor registo da presente época (11,31), com o ouro a ser obtido pelo atleta neutro Denis Gnezdilov (11,92, novo recorde mundial da categoria, que pertencia ao português, com 11,60).
A medalha de bronze foi conquistada pelo iraquiano Garrah Tnaiash, com 10,86 metros.
Após a prova, Miguel Monteiro, apesar de sonhar com mais, mostrou-se satisfeito e destacou o trabalho realizado ao longo da temporada, afirmando que “estou contente com o trabalho que fizemos ao longo deste ano. Creio que podia ter dado mais, mas, pronto, vamos continuar a trabalhar para nos próximos anos continuarmos a sonhar com melhores marcas. O Denis fez lançamentos incríveis, nós trabalhámos para também ter tido aqui uma grande marca, mas já foi bastante positivo. A medalha de prata foi a possível hoje e estou muito contente com este segundo lugar”.
Realce ainda para os excelentes desempenhos de Mamudo Baldé e Daniel António, que garantiram presença nas finais das respetivas provas.
Na eliminatória dos 400 metros T54, Mamudo Baldé esteve em grande plano, ao terminar a série na 2ª posição com o registo de 46,39 segundos, assegurando a passagem à final. A luta pelas medalhas está marcada para a esta madrugada, a partir das 6.45 horas de Portugal Continental.
Também Daniel António garantiu a qualificação para a final dos 400 metros T20, ao concluir a série com o tempo de 48,76 segundos. O atleta regressa à pista esta terça-feira, às 6.35 horas de Portugal Continental.
Nos 1500 metros T13, Isaías Gomes correu a série 1, terminando na 6ª posição com o tempo de 4.19,26. Apesar de não ter alcançado a final, o atleta demonstrou enorme entrega e determinação, tendo a sua participação representado mais uma etapa de crescimento e experiência internacional, inspirando pelo exemplo de dedicação e superação.
Esta quarta-feira, Isaías Gomes volta à pista do Jawaharlal Nehru Stadium para correr os 5000 metros T13. O tiro de partida será dado às 15.07 horas de Portugal Continental.
Com estes resultados, Portugal reforça a sua presença nas fases decisivas da competição, continuando a mostrar talento, ambição e competitividade ao mais alto nível.
Refira-se que esta terça-feira, a partir das 13.27 horas, Leonildo Carvalho participa na final do lançamento do peso F11.