Sete jogos, sete vitórias, 28 pontos, é o pecúlio de um FC Porto imaculado à sétima jornada da Liga Betclic, como que “fora-da-caixa” de há alguns anos, que continua em alta e em marcha acelerada a caminho de um céu que ainda tem nuvens.
Com um golo marcado aos 12’, por Zaidu, os portistas souberam pressionar para ganhar vantagem cedo, procurando afastar-se de eventuais surpresas que pudessem surgir, resultado que se manteve até ao intervalo.
No segundo tempo – que começou (48’) com a expulsão de Martim Fernandes – os portistas, ainda que com dez unidades, mantiveram a supremacia que começaram a conquistar na primeira parte, o que levou ao 2º golo, marcado por Deniz Gul (51’), tendo Francisco Moura subido (60’) a fasquia para o 3-0.
Com uma vantagem folgada, os homens de Francesco Farioli reduziram a velocidade, controlaram a partida e foram ainda a tempo de fechar o resultado (4-0) com um golo obtido por Zaidu (85’), confirmando que vai tudo “sobre rodas”.
Com 16-13 remates, dos quais 5-3 para a baliza, numa posse de bola de 53/47%, bem se pode dizer que os dragões passearam por Arouca para manter, com facilidade, a liderança da Liga Betclic, pelo menos até ao próximo domingo (ronda 8ª), quando se apresentará no Estádio da Luz (21h15) para mais um derby do futebol nacional.
Dia em que o Sporting também jogará (duas horas antes) em Alvalade, depois da assembleia-geral que levará a efeito para aprovação das contas de 2024/2025.
Com o FC Porto a liderar com 28 pontos, o Sporting encontra-se no 2º lugar (18), seguindo-se Benfica (17), Moreirense (15), Gil Vicente (13), Famalicão (12), Sporting de Braga (9), Santa Clara, Guimarães e Arouca (8), Estrela Amadora, Alverca, Nacional e Casa Pia (7), Estoril, Rio Ave e Tondela (5) e AVS SAD, com um ponto apenas.
Nos marcadores, seis jogadores – Clayton (Rio Ave), Pedro Gonçalves e Luís Suárez (Sporting), Pavlidis (Benfica), Schettine (Moreirense) e Samu (FC Porto) – seguem no comando, todos com 5 golos marcados.
A 8ª jornada inicia-se na sexta-feira, com o Casa Pia-Estoril (20h15), terminando no domingo (5 de outubro), com o Sporting-Sporting de Braga (19h15) e o Benfica-FC Porto (21h15)