Segunda-feira 06 de Outubro de 2025

Sporting de Braga e FC Porto no grupo dos oito primeiros na Liga Europa

LigaEuropa-Braga-02-10-2025

UEFA

Ao derrotarem o Celtic e o Estrela Vermelha, o Sporting de Braga e o FC Porto passam a segunda ronda da Liga Europa entre os sete primeiros clubes, todos com seis pontos, no que é um belo início europeu da época de 2025/2026.

Com este desiderato – ainda que faltem seis jogos até tudo se decidir – e como diz o ditado “candeia que vai à frente, alumia duas vezes”, por certo que estas posições acrescentam emoções e darão mais élan para o que falta vir, se bem que seja indispensável que estas posições não subam à cabeça dos responsáveis dos dois clubes, em especial aos técnicos e jogadores.

Num significado livre – porque a “língua portuguesa é traiçoeira” – a ideia é que, ao tomar a dianteira, a pessoa não só ilumina o próprio caminho, mas também o daqueles que o seguem, garantindo um percurso mais seguro e claro para todos.

Seja pelo que for, que ambas as equipas sigam com a estrela maior a iluminá-los pelos seis campos por onde ainda passarão.

Ao longo de todo o jogo, houve sempre como que uma paridade estatística mais ou menos harmónica, pese embora o Braga tenha sido mais acutilante, aproveitando as oportunidades que surgiram e a marcar primeiro (20’) por intermédio de Ricardo Horta, num pontapé atirado a cerca de trinta metros da baliza adversária, sob a direita, que levou a bola a fazer a trajetória ideal para entrar, ainda com o leve desvio que o guardião do Estrela conseguiu fazer, mas sem evitar que a bola entrasse. Um golo que encantou e elevou um Horta onde qualquer produto floresce …

O Celtic melhorou bastante na segunda parte, mas não conseguiu superar o inspirado Lukáš Horníček. Depois de já ter negado o golo a Kieran Tierney, brilhou com uma defesa excepcional a remate de Sebastian Tounekti. Depois de resistir a essa pressão, o Braga reagiu e marcou (85’) o segundo golo por Gabri Martínez, numa carreira europeia que está a começar muito melhor do que na Liga Betclic, onde o resultado não tem sido aceites de bom agrado.

O Braga rematou mais (13-9, dos quais 6-3 para a baliza, numa posse de bola de 56/44%) e mereceu o triunfo.

Carlos Vicens, treinador do Braga, em declarações à TNT Sports, salientou que “foi o que exigimos que a equipa fizesse; que fosse a equipa que atuou contra o Feyenoord e não a equipa que jogou no último fim-de-semana. Os jogadores perceberam a mensagem. Demonstraram que estão unidos, que acreditam e querem o melhor para todos. Dá-me muita esperança e confiança. Ainda precisamos de melhorar, mas estamos a ir na direção certa”.

LigaEuropa-Porto-02-10-2025

UEFA

No Dragão, foi preciso “sofrer” muito para os portistas darem mais uma alegria à massa associativa, apesar de o FC Porto ter marcado muito cedo (8’), de grande penalidade e por William Gomes, situação que é sempre positiva, mas a tendência é, quase sempre, começar a defender a vantagem de não se preocupar com a outra equipa, porquanto é só colocar o “autocarro” á frente da baliza e deixar o tempo passar.

O Estrela manteve uma toada ofensiva para tentar criar oportunidades de chegar ao empate, mas os portistas conseguiram manter a liderança até à passagem da meia hora, quando (32’), Kostov aproveitou tudo para conseguir marcar, o que conseguiu, resultado que se manteve até ao intervalo, apesar de algum empolgamento após o empate, mas que não surtiu efeito.

Na segunda parte, manteve-se uma certa distribuição do jogo pelos dois meios-campos, com o FC Porto a ser mais impulsivo na procura do triunfo, o que se confirmou (89’) quando Rodrigo Mora – a jovem estrela portista – dando o melhor caminho ao passe de Pepe e enviar a bola para o fundo da rede.

Até final, o FC Porto cimentou o triunfo, numa partida em que rematou mais (17-9, dos quais 4-2 para a baliza, numa posse de bola de 51/49%) e mereceu o triunfo.

À próxima ronda da Liga Europa será a 23 de outubro, com o Braga a receber o Estrela Vermelha e o FC Porto a deslocar-se ao Notthingam Forest.

Francesco Farioli foi recompensado pelas alterações e mantém o seu arranque vitorioso nesta temporada, graças ao golo tardio de Rodrigo Mora. O Crvena Zvezda acaba derrotado após uma exibição de bom nível, em que chegou ao empate depois de ter sofrido um golo bem cedo e em que chegou a ameaçar dar a volta ao resultado.

Aguardemos o próximo domingo, dia 5 de outubro, para se chegar a mais um derby da temporada corrente, com o FC Porto a receber o Benfica, noutro duelo de titãs! Espera-se por isso. Com ética, Transparência e exigência.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.