Leonildo Carvalho vai lutar pela discussão das medalhas no lançamento do disco F11 às 5.24 horas da madrugada desta sexta-feira, enquanto Mamudo Baldé corre por um lugar na final dos 100m T54 às 6.22 horas e, se se qualificar, a final está marcada para as 13.31 horas.
Sandro Baessa e Cristiano Pereira correm os 1500m T20 a partir das 5 horas, hora portuguesa.
Entretanto, a Missão Portuguesa foi calorosamente recebida, na tarde desta quinta-feira (ontem), pelo Embaixador de Portugal na Índia, João Ribeiro de Almeida.
Num ambiente de grande proximidade e orgulho nacional, o encontro transformou-se num momento simbólico de união, vivido como um regresso a território outrora (Goa, Damão e Diu) português, que reforçou a força e o espírito da comitiva que está a representar Portugal em Nova Deli.
O Embaixador destacou a importância do momento, sublinhando o orgulho em receber a Missão num espaço que é, segundo a Convenção de Viena, considerado território português: “Desejo-vos muito boas-vindas a uma casa portuguesa. É com imenso orgulho e com imenso gosto que vos recebo em território português, neste pedacinho de Portugal aqui na Índia. Saber que este grupo está aqui a representar-nos espetacularmente, é para mim motivo de especial orgulho. Como cidadão português e como Embaixador. Agradeço aos dirigentes, treinadores, técnicos e, sobretudo, a cada atleta, desejando-vos os melhores desempenhos possíveis nas provas que ainda têm para realizar.”
Na mesmo linha, o Chefe de Missão e vice-presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Pavoeiro, expressou o reconhecimento de toda a comitiva, afirmando que “depois de alguns dias de batalhas e conquistas, estar aqui, em casa, é ótimo. Agradeço imenso ter-nos recebido na Embaixada, e agradeço imenso toda a sua motivação. Para nós significa muito estar aqui hoje, com a sua a pessoa do nosso lado, alguém que acredita em nós. Por isso, em nome de Comité Paralímpico de Portugal, em nome da Federação Portuguesa de Atletismo, em nome de todos os que estamos aqui hoje, o nosso muito obrigado.”
Por sua vez, Domingos Castro, Team Leader e presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, realçou a relevância do acolhimento e o valor humano dos atletas, dizendo que “estamos tão longe de Portugal, mas, ao mesmo tempo, sentimos que estamos na nossa casa. A sua presença, Senhor Embaixador, é um motivo de grande motivação para estes campeões. Tenho aprendido muito com eles. Vou daqui com o coração cheio, vou daqui com um sentimento de gratidão.”
O momento de confraternização contou ainda com a partilha de sabores tradicionais portugueses, reforçando o simbolismo de estar em território português no coração da Índia.