A seleção nacional de estrada regressa esta sexta-feira à ação no Campeonato da Europa, nas regiões de Drôme e Ardèche, em França, concluídos que foram os contrarrelógios, sendo agora o tempo das provas de fundo das várias categorias até domingo.
Nesta sexta-feira, as sub-23 são as primeiras a entrar em competição, com Beatriz Roxo e Daniela Simão a partirem às 8h para o percurso de 85,7 quilómetros. Seguem-se as juniores femininas – Bruna Gonçalves, Lara Ribeiro e Maria Coimbra (11h40), num percurso de 62,9 quilómetros.
De tarde, será a vez dos juniores masculinos – Gonçalo Costa, Gonçalo Rodrigues, Guilherme Santos, João Anunciação, José Salgueiro e Rodrigo Jesus (14h35), enfrentarem o trajeto de 103,4 quilómetros.
No sábado, Daniel Lima, Daniel Moreira, Duarte Domingues, Gabriel Baptista, Lucas Lopes e Rafael Barbas são os primeiros a competir (8h), na prova de sub-23 masculinos (121,1 quilómetros). A partir das 13h, Raquel Queirós encerra a participação feminina com a prova de fundo da elite (116,1 quilómetros com 1.570 metros de desnível acumulado).
A prova da elite masculina está agendada para domingo, a partir das 10h45. António Morgado, João Almeida, Rui Costa e Tiago Antunes terão pela frente um traçado de 202,5 quilómetros e 3.306 metros de desnível acumulado. Ao contrário do que estava planeado inicialmente, devido a compromissos com a equipa, Afonso Eulálio não poderá competir na prova de fundo do europeu, tendo sido substituído por Tiago Antunes.
“As nossas elites conhecem bem o pelotão e os adversários. Sabem o valor de cada um, mas no final é uma questão de quem está melhor nesse dia. O percurso de domingo tem alguma dureza e ajusta-se às nossas características. Num dia bom, podemos conseguir um resultado interessante, como já fizemos no passado”, destacou José Poeira.
As provas de fundo serão transmitidas em direto na íntegra na plataforma HBO Max. As provas de fundo elite terão ainda transmissão em direto na Eurosport 1.
Nelson Oliveira o melhor nos contrarrelógios
O experiente ciclista luso, que conta com um quarto e um sexto lugares nesta prova no seu palmarés, terminou em 19º entre a elite masculina na corrida que marcou o regresso após lesão. Nelson Oliveira completou o percurso de 24 quilómetros em 31.06,91, mais 2m40s que o belga Remco Evenepoel, que juntou o título europeu ao mundial.
“Foi um contrarrelógio difícil para o Nelson Oliveira, condicionado pela recente lesão na mão, que não lhe permitiu treinar no seu melhor. Mesmo assim, deu o máximo que podia”, explicou José Poeira, selecionador nacional.
João Almeida não alinhou no contrarrelógio por precaução e sob aconselhamento médico, após apresentar um quadro de mal-estar generalizado.
Na elite feminina, Daniela Campos foi 25ª, tendo completado os 24 quilómetros em 37.05,79. A jovem ficou a 3m59s da suíça Marlen Reusser, que, tal como Remco Evenepoel, é agora Campeã da Europa e do Mundo.
“A Daniela Campos teve um bom desempenho, apesar de ter saído numa janela horária com vento forte, que a condicionou, pois não é uma atleta muito pesada. A queda em Barcelona (na pista também afetou a preparação), mas, de forma geral, estamos satisfeitas com a sua prestação”, analisou Daniela Pereira, Selecionadora Nacional.
Beatriz Roxo terminou em 31ª entre as sub-23, enquanto Gonçalo Rodrigues foi 41º e Gonçalo Costa 48º entre os juniores.