Portugal vai participar, até 12 deste mês de outubro, no Campeonato da Europa de Remo de Mar, em Antália (Turquia), que destaca a participação portuguesa na nova disciplina olímpica de Beach Sprint, disputada nos dias 11 e 12, que servirá de primeiro grande teste para a Seleção Nacional.
Composto pelas provas de C1 masculino, feminino e misto, para seniores e juniores, o Beach Sprint disputa-se com uma partida em corrida na areia, um trajeto entre boias no barco e uma chegada com o pressionar de um botão na meta.
Quanto ao formato competitivo, o Europeu será disputado num quadro de eliminação direta, após duas rondas de contrarrelógio que definem o emparelhamento. Os oito melhores tempos da primeira ronda qualificam-se automaticamente para a ronda de 16 e os restantes disputam um novo contrarrelógio, que apura os oito melhores da segunda ronda.
Segue-se uma ronda de 16 para cada uma das categorias, antes das finais, que são disputadas em formato final 8, de forma sucessiva (quartos de final, meia-final, final).
Os remadores escolhidos foram:
C1 masculino – Allison Russo
C1 feminino – Bruna Parente
C2 misto – Afonso Costa e Patrícia Baptista
C1 júnior masculino – Dinis Oliveira
C1 júnior feminino – Rita Araújo
C2 júnior misto – Dinis Oliveira e Rita Araújo
Os dias que antecedem as provas de Beach Sprint estão destinados à disciplina de Endurance de Remo de Mar.
O Beach Sprint foi anunciado no programa desportivo dos Jogos Olímpicos de LA 2028 e tem neste Campeonato da Europa a primeira grande prova para as nações do velho continente. A cidade de Antália vai receber ainda as finais do circuito de Beach Sprint, entre os dias 6 e 9 de novembro.