O Auditório do IPDJ, em Viseu, vai ser o palco, a partir das 14 horas desta terça-feira, da cerimónia anual dos Prémios Boas Práticas da Bandeira da Ética, projeto promovido anualmente pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O evento visa reconhecer e premiar entidades que se destacam na promoção da ética, do respeito e do fair play no desporto, bem como incentivar a partilha de boas práticas neste âmbito.
Criados em 2024 no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), os prémios distinguem, iniciativas, projetos, departamentos/secções e entidades que contribuem ativamente para a construção de um desporto mais justo, inclusivo e formativo. Os prémios são atribuídos após uma avaliação rigorosa por parte de um júri especializado. A Bandeira da Ética é uma certificação dirigida a todas as entidades que pretendam ver reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos no desporto.
A cerimónia contará ainda com a entrega das bandeiras de bronze, prata e ouro, atribuídas com base no número de certificações consecutivas obtidas pelas entidades certificadas.
O “encontro” da Ética será também um momento de partilha de boas práticas, com a apresentação de projetos inspiradores que têm vindo a transformar o panorama desportivo nacional. A cerimónia tem sido marcada por uma forte componente simbólica e institucional, contando com a presença de representantes do IPDJ, autarcas, dirigentes desportivos e outros agentes do setor.
Com a realização da cerimónia em Viseu, o IPDJ reforça o seu compromisso com a descentralização e a valorização do trabalho desenvolvido em todo o território nacional na promoção dos valores do desporto.