Portugal encerrou a participação nos Campeonatos Europeus de Veteranos (EMACS), realizados na Madeira, com um desempenho notável, conquistando mais 14 medalhas no último dia de competições na disciplina de meia-maratona.
Na contabilização final, os atletas portugueses somaram 89 medalhas, sendo 30 de ouro, 33 de prata e 26 de bronze, alcançando a 9ª posição na classificação geral.
Entre os destaques, Amândio Correia brilhou ao vencer a meia-maratona no escalão M55, após já ter realizado uma excelente prova nos 10 000 metros em estrada. Nuno Lopes também se destacou, conquistando a vitória na meia-maratona no escalão M35. Carlos Tiago (M45) e Joaquim Lopes (M60) foram medalhados de prata nas suas categorias, enquanto Manuel Bessa (M50), António Ribeiro (M75) e Graça Costa (F60) também subiram ao pódio, cada um conquistando as medalhas de bronze nas respetivas categorias.
A nível coletivo, Portugal destacou-se ao conquistar a medalha de ouro no escalão M40, para além das medalhas de prata nos escalões M45, M50 e M55. As medalhas de bronze foram conquistadas pelas equipas de M60, F45 e F50.
Portugal nos Jogos Surdolímpicos
Portugal volta a marcar presença nos Jogos Surdolímpicos, que se realizarão em Tóquio (Japão), de 17 a 25 de novembro de 2025, com uma equipa de cinco atletas, que se deslocarão sob a égide do Comité Paralímpico de Portugal.
Para representar Portugal, a Federação Portuguesa de Atletismo convocou os atletas Francisco Laranjeira (GD Diana), nos 5 e 10.000 euros; Gustavo Pereira (SUO Vais), no salto em altura; Hemilton Costa (Escola Movimento), Comprimento; Margarida Silva (Jardim da Selva), 800, 1500 e 5.000 metros; e Ricardo Gomes (GDC Guilhovai), maratona.
A delegação da FPA integra ainda João Ferrão, como líder da equipa, e os treinadores António F. Antunes e Berenice Vila.