Quinta-feira 05 de Fevereiro de 2026

Portugal venceu França e está outra vez na final do Europeu de Futsal

A seleção nacional de Futsal defrontou e venceu a França (4-1), esta quarta-feira, em jogo das meias-finais do Campeonato da Europa de Futsal 2026.

FPF-Futsal-Europeu-04-02-2026

FPF

A partida teve lugar na Arena Stozice, em Ljubljana (Eslovénia), e serviu para carimbar a quarta presença final de Portugal numa final do Euro, depois de 2010, 2018 e 2022.

Portugal, recorde-se, é bicampeão em título e joga a final, no sábado, às 18h30, frente a Espanha.

Bruno Coelho, no primeiro minuto, obrigou Lokoka a intervir, depois de um contra-ataque luso. Tomás Paçó, aos 2’, aproveitou uma vantagem no corredor no seguimento de uma excelente jogada coletiva, mas não conseguiu marcar.

Bernardo Paçó teve (4’), uma grande intervenção a remate de Benslama. Lúcio Rocha voltou a criar perigo aos 5’, com um remate rasteiro após jogada individual pela esquerda. Portugal estava muito dinâmico e ia conseguindo desequilibrar. Kutchy, logo de seguida, encarou o adversário, ganhou a linha e rematou cruzado.

Aos 6’, Mamadou Touré teve uma jogada individual pela esquerda e bate Bernardo Paçó para o 1-0. Tchato, aos 7, fica perto do segundo golo. Os gauleses procuravam explorar ao máximo o jogo de pivô e as arrancadas de Touré pela esquerda. Possantes e rápidos, iam conseguindo ameaçar Portugal.

Góis, aos 10’, tem uma grande jogada de pivô, mas atira ao lado. Depois de algumas situações perigosas da França, Portugal pegou no jogo e foi em busca do empate. Pelos 13’, os franceses ficam muito perto do golo, com Touré a atirar ao poste. Lúcio Rocha, aos 15’, aproveitou um passe de Diogo Santos para estar muito perto do golo. Num contra-ataque, André Coelho quase empata. Portugal estava bem na partida e chegou mesmo ao 1-1 por intermédio de Diogo Santos, após bola parada bem executada.

FPF-Futsal-Europeu---04-02-2026

FPF

A Equipa das Quinas estava em grande nível nesta ponta final da primeira parte. Aos 19’. Tomás Paçó viria mesmo a operar a reviravolta no marcador num remate de primeira após mais uma bola parada. Até ao intervalo, os lusos ainda tiveram algumas situações de marcar, mas imperou o 2-1.

Tomás Paçó, aos 22′, ficou muito perto de aumentar a contagem. Na resposta, a França teve um contra-ataque, mas Bernardo Paçó nega o golo gaulês. Portugal procurava impor o seu jogo e a França voltava a apostar muito no jogo de pivô. Aos 25′, a Equipa das Quinas criou muito perigo no seguimento de um contra-ataque.

Aos 26′, Portugal ficou a centímetros do 3-1, com Erick e Pauleta a falharem o alvo. Mouhoudine, à passagem dos 29′, assusta, mas na resposta Erick faz mesmo o 3-1. Após jogada de insistência, Tomás Paçó assiste o camisola 8 para o golo. Pelos 33′, Lúcio Rocha isolou-se mas definiu mal. A França, nos últimos seis minutos, apostou no 5×4. Num desses lances, Portugal roubou a bola, Bernardo Paçó rematou à baliza e a bola foi ao poste, com Amine Gueddoura a fazer autogolo aos 35′.

Até final do jogo a França tenta a reviravolta, mas Portugal controlóu até ao final. A Equipa lusa vai tentar o tricampeonato europeu!

No histórico de confrontos, Portugal defrontou os franceses em cinco ocasiões, tendo vencido todos os encontros anteriores. O último jogo entre as equipas realizou-se em dezembro de 2019, num triunfo luso por 4-3, em jogo de preparação. Edu, André Coelho, Pany, Erick, Pauleta, Bruno Coelho e Tiago Brito estiveram nessa partida.

FPF-Futsal-Europeu--04-02-2026

FPF

Portugal chegou às “meias” depois de encerrar a fase de grupos com o pleno de vitórias, após triunfos diante de Itália, Hungria e Polónia. Nos quartos de final, a Equipa das Quinas eliminou a Bélgica com uma vitória por 8-2.

Espanha e Croácia defrontaram-se na outra meia-final do Europeu, com os espanhóis a vencerem por 2-1.

Jorge Braz e Tiago Brito estiveram em conferência de imprensa a fazer a antevisão ao jogo.

Portugal alinhou com o cinco inicial formado por Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Bruno Coelho – Cap., Pany e Erick

Suplentes: Edu, André Coelho, Pauleta, Tiago Brito, Afonso, Kutchy, Lúcio Rocha, Diogo Santos e Rúben Góis.

A França apresentou-se com Francis Lokoka, Arthur Tchato, Ouassini Guirio, Mamadou Siragassy Touré e Souheil Mouhoudine – Cap.

Suplentes: Louis Marquet, Joévin Durot, Mamadou Touré, Amin Benslama, Amine Gueddoura, Nicolas Menendez e Marouane Rezzoug

 

Taça de Portugal no feminino e nas meias-finais

 

O emparelhamento das meias-finais da Taça da Liga Feminina Placard foi feito e ditou que o SCU Torreense vai receber o Benfica, enquanto o Valadares Gaia terá pela frente o Sporting.

As meias-finais serão disputadas a uma mão no fim de semana de 14-15 de fevereiro. A Final da Taça da Liga Feminina Placard irá realizar-se no dia 28 de março.

O Benfica, recorde-se, é o atual detentor do troféu.

Alinhamento das meias-finais:

Meias-Finais (14-15 fevereiro)

Meia-Final 1: SCU Torreense x SL Benfica

Meia-Final 2: Valadares Gaia x Sporting CP

 

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.