Taís Pina conquistou a medalha de bronze na categoria -70kg do Campeonato da Europa sub-23, que se realiza em Chisinau, na Moldávia. Esta é a segunda vez que a portuguesa sobe ao pódio europeu do escalão, depois do bronze em 2023, em Potsdam.
A judoca olímpica assegurou a medalha ao vencer a disputa pelo bronze, frente à húngara Rebeka Soczo. Antes disso, Taís Pina afastou a alemã Tanja Gruenewald nos oitavos-de-final, mas caiu frente à sueca Ingrid Nilsson, que viria a conquistar o ouro, nos “quartos”. No caminho das repescagens, a croata Karla Kulic não foi capaz de impedir a portuguesa de disputar as medalhas.
Otari Kvantidze também conquistou a medalha de bronze na categoria -73kg. O atleta luso derrotou o georgiano Giorgi Loladze com um waza-ari nos últimos 30 segundos do combate, que impediu uma reação do adversário.
Pelo caminho, Kvantidze deixou para trás o búlgaro Andrey Ganchev, o alemão Noel Schmidt, o sérvio Sos Hacatrjan e só cedeu frente ao também georgiano Mate Beruashvili, que viria a conquistar a medalha de prata.
Esta é a segunda medalha de Otari Kvantidze em Campeonatos da Europa, depois da prata no escalão júnior, em 2023.
Entre os portugueses, destaque para os 7ºs lugares de Pedro Lima e Diogo Chantre. Na categoria de -90kg, Pedro Lima começou com isenção na ronda inaugural, antes de derrotar o búlgaro Hedar el Ashi. Ao ceder nos quartos-de-final frente ao georgiano Giorgi Jabniashvili, o português disputou a repescagem, onde o sérvio Vojin Mandic foi mais forte.
Nos -100kg, Diogo Chantre abriu com duas vitórias, frente ao checo David Dudy e ao sérvio Vidak Maljevic, mas caiu nos quartos-de-final com o francês Fares Mekhoukh. Na repescagem, o italiano Jean Carletti afastou o português.
Na equipa feminina, Rosa Mané foi afastada na ronda de 16 da categoria +78kg, depois da derrota com a búlgara Irina Zhelezarska.
Bernardo Fernandes esteve isento da primeira ronda, antes de cair frente ao polaco Ksawery Ignasiak nos oitavos-de-final da categoria -60kg, tal como aconteceu a Miguel Gago, nos -66kg, contra o lituano Simas Polikevicius. Também nos -73kg, Gonçalo Lampreia ficou pela ronda de 32, ao perder frente ao húngaro Aron Szabo. Nas categorias femininas, Raquel Brás venceu um combate nos -57kg, frente à espanhola Iratxe Garcia, mas viria a ceder frente à italiana Giulia Carna, que se sagrou campeã da Europa, nos oitavos-de-final. Margarida Brás não foi além da ronda de 32, ao perder com a espanhola Aitana Herrera.


