O Judo Clube Pragal, vai comemorar 36 anos de existência já no dia 29 de Novembro, incluído no programa de actividades para comemorar, nos dias 8 e 9 de Novembro no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada realiza os já reconhecidos Open de Cadetes e Juvenis e a 5º Jornada da Juventude da ADJS – 2025 para os bem mais novos judocas.
Por esta ocasião, falamos com Mestre Nelson Trindade, treinador principal e coordenador técnico no Judo Clube Pragal, que fez um balanço do que tem sido o seu trabalho pelo Judo Clube Pragal em Almada durante estes 36 anos de existência.
“Ao longo destes 36 anos, e mais 11 na Academia Almadense e Ginásio Clube do Sul, dediquei a minha vida ao desenvolvimento da modalidade, em Almada e no Distrito em especial. No JCP formei judocas campeões para vida, alguns dos quais ainda me acompanham ao fim de mais de 40 anos. O clube passou também a liderar a ADJSetúbal há mais de 30 anos, transformando uma associação de terceiro plano, para a segunda maior do País. Para além de formar atletas judocas, organizamos vários eventos locais, distritais, nacionais, internacionais e corremos o Mundo.”, disse .
A evolução foi feita com muita observação ” Fomos aprendendo por onde passamos, procurando também transmitir aos clubes da nossa associação as nossas experiências e conhecimentos adquiridos. Estes 36 anos são a preparação para o 50ºAniversário que esperamos lá chegar com a mesma determinação, entusiasmo, dedicação e espírito de missão, pela causa desportiva e formativa do Ser. O lema é “Judo para vida”.
Como todo o mundo desportivo nacional, europeu, mundial, o clube sofreu com a pandemia,”obrigou-nos a repensar muitas coisas e conseguimos com essas dificuldades e desafios, encontrar soluções para os vários problemas que se apresentaram, mas que serviram para melhorarmos a nossa dinâmica de Clube, trazendo mais Atletas, melhorar sistemas e alcançar dinâmica de vitória.”
Com esta bela idade, desde 1989, com muitos objetivos alcançados, quer termos competitivos e de outra ordem, um clube em que as famílias confiam os seus jovens no projeto de formação de atletas, mas também homens e mulheres de futuro, e o futuro traz objectivos “Continuamos empenhados no desenvolvimento da modalidade, ao nível da formação técnica, dos resultados desportivos, na capacidade de mobilização e captação, melhorando a nossa técnica e sistema de ensino e dos treinos, introduzir novos conceitos, atentos aos desafios da vida moderna, mas sem descaracterizar o “essencial” que define e caracteriza a nossa modalidade, como desporto Olímpico, mas também como meio educativo e formativo.”
A exigencia uma característica do JUDO, assim para poder respeitar o grau de exigência na formação de judocas, de homens e mulheres do futuro, “ O maior dos objetivos é encontrar solução para a construção da nossa sede “ESCOLA DE JUDO DE ALMADA” com terreno, projecto aprovado pelo IPDJ e CMA , mas falta-nos a verba para a execução da obra e o interesse político no nosso projecto. A demonstração que somos capazes, competentes e com auto-sustentabilidade, é provado pelos eventos que todos os anos conseguimos realizar em Almada na celebração do nosso aniversário, que junta centenas de judocas das ilhas dos Açores, da Madeira e de todos os cantos do País, este ano com 500 atletas inscritos, é sem margem para qualquer dúvida a maior organização ao nível de clubes com judo.”



