Quarta-feira 12 de Novembro de 2025

COP e Imprensa Nacional-Casa da Moeda renovaram parceria rumo a Los Angeles 2028

COP-Protocolo-INCM-11-11-2025

COP

O Comité Olímpico de Portugal e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda renovaram, esta terça-feira, para o ciclo olímpico Los Angeles 2028, a parceria que tem permitido a cunhagem de uma moeda comemorativa da participação da Equipa Portugal em cada edição dos Jogos Olímpicos.

Segundo a nota informativa publicada no site do COP, “a relação entre o COP e a INCM corresponde a uma história bem-sucedida, traduzida na edição de dez moedas comemorativas da presença portuguesa nos Jogos Olímpicos: Seul 1988, Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024”.

A acompanhar este momento estiveram os atletas olímpicos Maria Martins (Ciclismo) e Diogo Ribeiro (Natação), que participaram na promoção da moeda comemorativa dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

A presidente do Conselho de Administração da INCM, Dora Moita, afirmou estar na sede do COP, “com muito orgulho”, para a formalização da parceria, plenamente integrada na missão da organização que lidera. “Se há algo que une todos os portugueses de uma forma inequívoca, onde deixam de existir religiões, crenças e entendimentos políticos, é o desporto”, disse. “O que poderíamos nós fazer enquanto Imprensa Nacional-Casa da Moeda, na nossa missão de preservar e divulgar a cultura e a língua portuguesa, senão apoiar o Comité Olímpico num momento tão importante?”

Dora Moita destacou “os valores e os sentimentos que existem à volta de uma participação nos Jogos Olímpicos” e deixou uma garantia: “Contem connosco incondicionalmente naquilo em que podemos ajudar para ter, de quatro em quatro anos, pelo menos uma lembrança e um sentimento destes valores que nos unem a todos.”

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, sublinhou o caráter duradouro da relação que une COP e INCM e os valores que lhes estão associados. “A longevidade desta parceria não é apenas um dado cronológico, é a prova de um compromisso cultural e cívico com a promoção do Olimpismo e da identidade nacional e daquilo que nos une à comunidade.”

O presidente do COP desejou ainda que a futura moeda comemorativa dos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028 não seja apenas uma peça de coleção, mas que se possa transformar num “instrumento de memória” e de projeção da “marca que é o nosso País”.

Fernando Gomes destacou igualmente as possibilidades que a ligação à INCM oferece no apoio aos atletas. “Trabalhar com instituições como a Imprensa Nacional-Casa da Moeda permite-nos amplificar a história dos atletas, dar voz aos seus percursos e criar iniciativas de valor cultural e simbólico que reforcem o apoio social ao desporto.”

A finalizar, o presidente do COP apontou a um objetivo na concretização da parceria com a INCM: “Que o resultado seja digno daquilo que representamos, o orgulho nacional, a perseverança dos nossos atletas e a vontade de continuar a construir um Movimento Olímpico mais forte, mais dinâmico e mais próximo das pessoas.”

Assinaram o protocolo Dora Moita, Duarte Azinheira, vogal do Conselho de Administração da INCM, Fernando Gomes e Diana Gomes, secretária-geral do COP, tendo a INCM passado a figurar na parede dos Parceiros Olímpicos do COP.

 

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.