Jimmy Silva (Caniço Riders-Invermaque) e Ana Leite (AXPO Team Vila do Conde) venceram a última etapa e conquistaram a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano. Favoritos à partida e confirmaram o triunfo no BikePark Cadafaz/Rapa em Celorico da Beira.
No setor masculino, Jimmy Silva entrou em prova com o título garantido face à ausência do companheiro de equipa Matias Camacho. Só um dos dois madeirenses podia vencer a Taça de Portugal de Enduro à entrada para a derradeira jornada.
Apesar da Caniço Riders-Invermaque ter festa garantida, Jimmy Silva não deixou créditos por mãos alheias e impôs-se. O atleta insular venceu os cinco percursos especiais cronometrados (PEC) e terminou a corrida com quase dois minutos de vantagem para a concorrência que lutou de forma acesa. A completar o pódio, e com apenas um segundo de diferença entre eles, André Fernandes (União Desportiva Lorvanense) foi segundo a 1m57s do vencedor e Dylan Gil terminou na terceira posição a 1m58s.
Com o triunfo em Celorico da Beira, Jimmy Silva conquistou a quarta etapa consecutiva e das cinco jornadas da competição só não venceu a primeira em Vouzela, disputada em Março. Nas contas finais, o atleta madeirense fechou a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano com 950 pontos contra os 570 do conterrâneo Matias Camacho que ficou com o título em sub-23.
Em elites femininas, a vitória de Ana Catarina Leite na última etapa foi mais apertada. A atleta da AXPO Team Vila do Conde terminou a corrida com apenas 12 segundos de vantagem para Maaris Meier (SAGIPER/NSCP Mortágua). A portuguesa venceu três dos cinco PEC, enquanto a concorrente da Estónia arrebatou os outros dois. Ana Luz (Bicisintra/Gás Mucifal) completou o pódio a 4m34s.
Contas feitas à geral da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, Ana Leite concluiu a competição com 800 pontos ao vencer quatro das cinco provas do calendário. Ana Luz foi segunda com 570 e Sandra Lopes (BTT Pandilhas a Monte) terminou no último lugar do pódio com 240.
Quanto à luta nas bicicletas com assistência elétrica (E-Bike), o triunfo no BikePark Cadafaz/Rapa foi para Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) que dominou em toda a linha. A vitória garantiu ao atleta de Viseu a conquista da Taça de Portugal de E-Enduro com 600 pontos, mais 20 do que Afonso Pinto (JR87 Racing Team-ADC Alfazeres-Guarda) que foi segundo classificado este domingo.
Em virtude da ausência das elites femininas na derradeira prova da época no concelho de Celorico da Beira, Patrícia Lourenço sagrou-se vencedora da Taça de Portugal. A atleta da Wildboys/Tomar Cidade Templária fechou a competição com 550 pontos contra os 200 de Ana Leite e Margarida Bandeira, sua companheira de equipa.

