Segunda-feira 24 de Novembro de 2025

Mariana Machado pentacampeã e J estreou-se como campeão nos nacionais de crosse

Atletismo-NacionalCrosse-Mariana-23-11-2025Tendo como palco o novo Parque Urbano do Parchal – que entrou pela Europa dentro a partir deste domingo com vista ao Campeonato da Europa de Crosse (14 de dezembro próximo) – a Federação Portuguesa de Atletismo aproveitou para fazer o teste final no percurso de Lagoa.

Nas competições principais, Mariana Machado e José Carlos Pinto mostraram a qualidade e categoria que os tem levado aos pódios internacionais, em especial Mariana, que conquistou o quinto título, com José Carlos a tomar o gosto de ser campeão pela primeira vez.

Num piso misto de areia, relva e saibro, o percurso apresenta-se como plano, mas com muitas curvas e poucos obstáculos, comparativamente com anos mais longínquos, diminuindo as dificuldades dos atletas, pelo do ponto de vista relativo.

“À queniana”, Mariana Machado (Sporting de Braga) assumiu o comando logo após o tiro de partida, tão rápido que percorreu a primeira volta em 4.19 minutos, gastando depois 5.10, 5.12, 5.12 e 6.20, quando o “isolamento” começou a dar sinais de cansaço, também provocado pela temperatura amena que se viveu em pleno Algarve.

Para “meter respeito” às que estarão em Lagos, no europeu – ou por outra coisa qualquer – talvez Mariana tenha querido mostrar que “não vai haver facilidades” e marcar “pontos” para quem vier com vontade de ganhar, que devem algumas.

Com este pano de fundo, Mariana completou a prova com 25.33 (para os 7.047 metros) à frente de Laura Taborda (Benfica), 26.18 e de Ana Mafalda Ferreira (Sporting), 26.37 minutos, sendo que, com este triunfo, Mariana igualou, em número de títulos, a campeã olímpica Fernanda Ribeiro. À frente delas apenas Dulce Félix (sete vezes campeã) e Rosa Mota (oito títulos nacionais de Corta-Mato Longo).

Atletismo-NacionaisCrosse-PodioFeminino-23-11-2025O título coletivo foi alcançado, por larga margem pontual (27 pontos) sobre o Sporting, com o Beira Mar a fechar o pódio a 31 pontos.

Mariana Machado assinalou que “estou muito feliz, é sempre bom conquistar mais um título de campeã nacional tanto a nível individual como coletivamente para o Sporting de Braga, sem dúvida que estou muito orgulhosa. É um gosto continuar a praticar esta disciplina que me tem proporcionado tanta experiência e momentos bons e creio que demonstra a minha resiliência e espírito de sacrifício porque ser consistente ao longo dos anos é o mais difícil na nossa modalidade. A preparação para este campeonato na verdade estava a ser direcionada para o Europeu, o nacional entrou aqui no caminho, foi apenas um teste para o grande objetivo”.

No escalão sub-23, cujas atletas integraram a mesma prova do escalão de elite, destaque para Ana Marinho (Clube Desportivo S. Salvador do Campo), que concluiu a prova em 27.15,40; Rita Figueiredo (Sporting de Braga) foi prata com 27.35,80 e Beatriz Rios (Sporting Clube Beira-Mar) conquistou o bronze em 27.49,00.

Nos escalões mais jovens, em Sub-20 Femininos (4,45 km) a vencedora foi a sportinguista Carolina Correia em 16.10,50; 2.ª Cátia Khvas (ADNO) em 16.14,20 e Solange Nunes (GDE) em 16.22,10. O Sporting foi igualmente o vencedor por equipas.

No escalão Sub-18 (4,45 km), a vencedora foi Mariana Moreira (UDV) em 16.02,30, à frente de Maria Jesus (Sporting) em 16.12,50 e de Lara Roque (AABV) com16.38,30, que assegurou o bronze. O Sporting segurou o título coletivo, à frente da União Desportiva Várzea e do Grupo Desportivo do Estreito.

Na prova Sub-16, Teresa Enock (Sporting) impôs-se com autoridade e conquistou o título ao completar os 2,96 km em 11.07,00. Luana Valente (AABV) garantiu a medalha de prata com 11.20,80, com Luana Monteiro (ANE) a fechar o pódio em 11.24,10. Coletivamente a Associação Desportiva Nucleoeiras sagrou-se campeã, à frente do Clube Desportivo Areias São João e do Sporting.

Atletismo-NacionaisCrosse-JoseCarlosPinto-23-11-2025 (1)José Carlos Pinto estreia-se como campeão nacional de corta-mato

José Carlos Pinto, atleta natural de Oliveira do Hospital, sagrou-se campeão nacional de Corta-Mato Longo edição de 2025. Por equipas, o ouro foi para o Benfica, que também festejou na Estafeta Mista.

Na Elite Masculina (sete voltas ao percurso com, 7,47 km no total), a luta pelo ouro individual foi intensa e contou com a ajuda de uma forte presença internacional, que amealhou pontos para o pódio coletivo.

O homem do dia foi José Carlos Pinto, a apresentar-se num grande momento de forma e a bater toda a concorrência nacional para conquistar o ouro de campeão nacional com 22.14, atleta que passou a competir como individual e que atravessa um grande momento de forma: ainda há cerca de um mês fez história na Noruega tornando-se no primeiro português a correr abaixo dos 28 minutos nos 10 km estrada.

Atletismo-NacionaisCrosse-PodioMasculino-23-11-2025José Carlos Pinto esteve fortíssimo e deixou Miguel Moreira, campeão nacional em 2024, na segunda posição individual com 22.19. Etson Barros (SLB) fechou o pódio com 22.34. O Benfica colocou, assim, dois atletas no pódio individual, fator que para a classificação coletiva valeu o ouro graças também à presença Victor Kimosop, queniano que foi o primeiro atleta a chegar à linha final da prova correndo o percurso em 21.56. Por equipas, o Benfica foi mais forte que o Sporting – o queniano Charles Rotich foi o primeiro entre os leões, sendo Rui Pinto o 10º classificado (6º entre os nacionais) – e Sporting Braga (Edwin Bett, também queniano, o primeiro dos guerreiros que tiveram João Amaro (5º nacional) como primeiro português.

José Carlos Pinto salientou que “estou extremamente feliz por este título. A primeira vez que fiz corta-mato longo foi há dois anos, aí tinha zero de preparação e decidi entrar para ajudar a minha equipa. Hoje, estou com um ‘background’ diferente deste último ano, e por isso foi diferente, estava muito confiante e sabia que posso estar ao nível dos melhores do mundo em qualquer disciplina, então não tinha nada a perder. Por isso decidi ir com os atletas estrangeiros e acho que fiz uma boa decisão. É uma sensação muito boa conseguir o meu primeiro título de campeão no Nacional de Corta-Mato. Não tinha dúvida alguma que hoje seria campeão, mas o mais importante é o europeu de crosse”.

Na Estafeta Mista, a equipa das águias dominaram de forma destacada. Com uma formação composta por Teresiah Gateri, Thomas Marques, Salomé Afonso e Isaac Nader, a equipa encarnada venceu com o tempo de 17.27. O Sporting, com a equipa composta por Teresa Delfino, Rodrigo Lima, Patrícia Silva e Alex Macuácua assegurou o 2º lugar com 18.27. O bronze ficou para o Jardim da Serra que fechou o pódio em 18:31, com a equipa composta por Sara Inácio, Diogo Rosário, Maria Avelino e Eduardo Pestana.

Entre os mais jovens, o Sporting esteve em plano de destaque em diversos escalões. Nos sub-23, duas subidas ao pódio, registando-se o triunfo João Pedro Santos, cortando a meta com o tempo de 23.04, e o terceiro lugar de Duarte Santos (23.26). Pelo meio, colocou-se Lourenço Rodrigues, do Juventude Ilha verde (23.19). Ainda assim, nos juniores (sub-20 Masculinos – 4,45 km) – o vencedor foi Manuel Dos Santos (SC Braga) repetindo as vitórias de 2023 e 2024, terminando a prova em 14:00; o 2.º foi Tiago Jorge (J. Vidigalense) em 14:06; e o bronze foi para Leonardo Oliveira (El Comandante) em 14:13.

No escalão de Sub-18 (4,45 km), naquela que foi a primeira prova do dia, o vencedor foi Igor Gomes (GDCG), filho de Paulo Gomes, que na véspera vencera no escalão M50. Igor terminou com o tempo de 14:25.00, seguido por Bernardo Pancas (ARC-EAC) em 14:29.00, e em terceiro lugar ficou João Magalhães (ARLVG) com o tempo de 14:29.80

No escalão Sub-16 (2,96 km), Leonardo Borrego (Sporting) confirmou o estatuto de favorito e conquistou o título nacional com um registo de 9.23,10. A medalha de prata foi para Samuel Rodrigues (CAS), que terminou em 9.30,00, enquanto Ítalo Santos (SFRAA) fechou o pódio apenas 1,4 segundos depois, em 9:31.40, num final extremamente disputado entre os candidatos às posições de honra.

Homenagem a Armando Aldegalega

Numa manhã de festa, com muito público a aproveitar uma manhã soalheira em Lagoa, oportunidade também para uma homenagem a um dos grandes senhores do atletismo: Armando Aldegalega, que completou, este domingo, 89 anos e viu a Federação Portuguesa de Atletismo fazer-lhe justa homenagem, com Domingos Castro – que com ele privou no Sporting – a emocionar-se junto do seu “pai, amigo e treinador”.

 

Fotos FPA (Armando Caiadas, Tatiana Gonçalves e António Fernandes)

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.