O Comité Olímpico de Portugal e a BMW Portugal celebraram, esta segunda-feira, um protocolo de parceria que volta a estabelecer a marca alemã de automóveis como Parceiro Olímpico.
A assinatura do acordo teve lugar na sede do COP e marca o início de uma colaboração que se estende para lá da mobilidade: trata-se de um compromisso conjunto tendo como base os valores da exigência, inovação, performance e sustentabilidade.
Este momento simbólico foi assinalado com a entrega de duas viaturas BMW ao Comité Olímpico de Portugal – um BMW Série 5 e um BMW Série 2 Active Tourer – que serão utilizadas pelos membros da organização nas suas deslocações oficiais.
João Gonzaga, diretor da BMW Portugal, referiu que “é com enorme orgulho que a BMW Portugal se junta ao COP como Parceiro Olímpico. Fazer parte da estrutura de apoio ao desporto nacional e contribuir para que os atletas portugueses se sintam apoiados na sua missão de representar Portugal é, para nós, um verdadeiro privilégio. Acreditamos nos mesmos valores que definem um atleta olímpico – dedicação, excelência, superação e visão de futuro – e é com essa atitude que encaramos esta parceria.”
Fernando Gomes, presidente do Comité Olímpico de Portugal, salientou que “é com elevado entusiasmo que o Comité Olímpico de Portugal estabelece este protocolo com a BMW, que irá contribuir significativamente para a melhoria da mobilidade e da logística do Movimento Olímpico. Esta colaboração traduz-se em apoio concreto para as deslocações das nossas equipas, reduzindo os constrangimentos operacionais e permitindo que federações, atletas e equipas técnicas se concentrem no essencial, o treino e a competição. Valorizamos muito o facto de acolhermos como parceiros uma marca de prestígio global, como é a BMW que, ao associar-se ao COP, assume um papel ativo na promoção do desporto nacional.”
O protocolo agora assinado prevê também a disponibilização de condições especiais às Federações Desportivas, aos atletas da Equipa Portugal e aos atletas Olímpicos.
Esta cerimónia marca o regresso da BMW como Parceiro Olímpico, e que, em 2015, teve o seu ponto alto na iniciativa LISBOA2BAKU, quando o ciclista português Jorge Cristóvão pedalou numa bicicleta elétrica da BMW cerca de 7000km, de Lisboa a Baku, palco dos Jogos Europeus naquele ano.
A iniciativa, que pretendia promover o evento e levar a Bandeira dos Jogos Europeus a diversos países, arrecadou o prémio de Melhor Iniciativa de Promoção dos Jogos Europeus, contribuindo fortemente para a promoção da participação nacional naqueles Jogos.
Na sede do COP e para assinalar este acordo, estiveram ainda presentes o presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Emanuel Silva, e os atletas olímpicos Patrícia Sampaio (Judo), Maria Martins (Ciclismo) e Vasco Vilaça (Triatlo), para além dos atuais campeões da Europa de Remo de Mar, Afonso Costa – também olímpico – e Patrícia Batista, que realizaram testes de condução em diferentes modelos BMW.

