O Auditório Municipal Beatriz Costa (Mafra) voltou a ser o local escolhido para o Fórum Nacional de Desporto para Todos que, nesta 3ª edição, trouxe a debate as boas práticas desportivas, o Desporto visto pelos jovens e os projetos de sucesso na promoção do bem-estar, apresentado por importantes interlocutores destas áreas.
Estudantes e profissionais de Desporto, Saúde, Turismo e Educação Social, Dirigentes Desportivos, Professores de Educação Física e Técnicos de Desporto reuniram-se neste Fórum organizado pela Câmara Municipal de Mafra e a Union Européenne du Sports pour Tous – Portugal (UESPT).
A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Mafra (Hugo Luis) e da Presidente da UESPT Portugal, Maria Teresa Ramilo.
Seguiu-se o painel “Desporto, uma intervenção social e educacional com os jovens (Escola)”, que contou com a participação de Nuno Benedito (Câmara Municipal de Mafra), Pedro Liberto (Escola Secundária José Saramago), Nuno Trigo (Centro de Formação Desportivo Náutico de Mafra), com moderação de António Guerreiro (UESPT Portugal).
Para apresentar o painel “Desporto, uma intervenção social e educacional com os jovens, intervieram Dina Gomes (CPCJ de Mafra), Carlos Alberto Poiares (Universidade Lusófona), representante da APERCIM – CERCI de Mafra, João Crisóstomo (Universidade Lusófona), com moderação de Leonor Moniz Pereira (UESPT Portugal).
No painel “O Desporto Visto pelos Jovens” foi apresentado o inquérito elaborado pela UESPT Portugal e intervieram Cleon Santos (ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais), Helena Gonçalves (Clube Lobos da Malveira), Mafalda Nogueira (Gonçalvinhense), jovem OCR Campeã da Europa, e Filipa Broeiro do Ericeira Surf Clube. A moderação foi efetuada por Fernando Borges da UESPT Portugal.
Depois, houve a apresentação do Festival de Cinema de Desporto (LSFF) e o painel “Práticas desportivas promotoras de intergeracionalidade” (projetos de Federações) onde participaram Rute Silva (Federação Portuguesa de Futebol Walking Football), Ricardo Lima (Federação Ginástica de Portugal), Sénior Gym e Gymnaestrada, 2027, e Gonçalo Saldanha (Confederação do Desporto de Portugal e Federação Portuguesa de Surf), com moderação de Paulo Barata (UESPT Portugal).
O Fórum culminou com o painel “Práticas desportivas promotoras de intergeracionalidade” (projetos de Organizações) onde intervieram Susana Feitor (Fundação do Desporto), José Barata Dias (Fundação Portuguesa de Cardiologia), Edite Soares (Projeto “Movimento é vida” da Câmara Municipal de Mafra) e Hugo Silva (APERCIM – CERCI de Mafra).
Sendo o tema “Desporto” – e tudo o que está à sua volta (educação, saúde, bem-estar, envelhecer em atividade, e por aí fora) – um bem que vale muito mais do que é investido, sem dúvida que se torna obrigatório falar, mais, sobre esta área da sociedade, que é transversal a todas, pelo que importa “desmontar” determinadas atrofias que teimam em remar contra a maré.



