Segunda-feira 22 de Dezembro de 2025

Benfica sagrou-se duplo campeão nacional de Natação

Natação-Benfica-21-12-2025 (1)

FPNatação

O Benfica foi o grande vencedor do Campeonato Nacional da 1ª Divisão que, este domingo, terminou nas piscinas municipais de Quarteira, com os encarnados a ganhar tanto no setor masculino, como no feminino.

Foi a segunda vez que o Benfica conseguiu juntar o título masculino ao feminino, depois de o ter alcançado na época de 2023/2024, um feito apenas conseguido pelo FC Porto em 1990/1991 e em 1991/1992.

Este foi o nono título que o Benfica ganhou no setor masculino, igualando o Sporting e ficando apenas a um do Sport Algés e Dafundo (10). No setor feminino é a terceira vez que celebrou o título de campeão da 1ª Divisão (depois de 1987/1988 e 2023/2024), mas ainda longe dos 15 títulos ganhados pelo FC Porto.

Se o triunfo dos encarnados no setor masculino era previsível antes do arranque desta competição, no feminino existia a forte concorrência do Sporting que procurava revalidar o título conseguido na época anterior. Mas a verdade é que o Benfica conseguiu hoje consolidar a vantagem alcançada logo no primeiro dia de competição para celebrar a dupla conquista.

No setor masculino o Benfica terminou com um total de 295 pontos, seguido do FC Porto (273) e com o Sport Algés e Dafundo (239) a terminar na terceira posição. No setor feminino, o Benfica venceu com 286 pontos, seguido do Sporting (275) e do FC Porto (250).

No final da competição e enquanto os nadadores faziam a festa dentro da piscina, Miguel Frischknecht foi incapaz de esconder a sua satisfação pelo duplo triunfo, tendo afirmado que “os nadadores do Benfica se excederam, tiveram comportamento irrepreensível e fomos uns justos vencedores, apesar do FC Porto, no setor masculino, e do Sporting, no setor feminino terem dado bastante luta e terem equipas muito fortes”.

Adiantou ainda que “este ano o Sporting era o favorito para ganhar a competição e, nós, dentro do que nos foi possível, conseguimos formar uma equipa para dar luta e vencer. Estas duas vitórias têm muito valor, pois é sempre muito difícil ganhar nos dois géneros. Nos últimos três anos ganhamos duas vezes e, por isso, estamos muitos orgulhosos dos nossos nadadores que tiveram um comportamento fabuloso”.

No que diz respeito aos últimos classificados, Soc. Filarmónica União A. Piedense, Clube Náutico Académico de Coimbra e Clube Fluvial Vilacondense (masculinos) e Clube Fluvial Vilacondense, Clube Desportivo de Estarreja e Gesloures – Gestão Equipamentos E.M (feminino), desceram à 2ª Divisão.

Natação-Nacional-Recorde-Sporting-21-12-2025

FPNatação

Destaque neste último dia de competição para um novo recorde nacional sénior na estafeta feminina 4×200 livres do Sporting, que voltaram a brilhar, terminando com 8.03,62 minutos, melhorando em quase seis segundos um recorde que pertencia ao Benfica.

Maria Moura, Carolina Viana, Laura Barbeito e Anna Fomina, que já tinham melhorado o recorde nacional nos 4×100 livres, formaram o quarteto recordista.

© 2025 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.