Com um expressivo 4-1 obtido na cidade do Fundador de Portugal, o Sporting regressou a Lisboa com mais uma vitória na corrida (a três) para o título, ainda que os portistas tenham um melhor quociente global na tabela classificativa.
Enquanto os leões são o rei dos golos (42), o FC Porto tem mais vitórias (14), não regista nenhuma derrota (tal como o Benfica) e tem apenas 4 golos sofridos, nada que não possa ser transformável até final do campeonato, o momento em que faltam duas rondas para se concluir a primeira volta.
No jogo de Guimarães, Trincão (32’) abriu o marcador para os leões, tendo Ioannidis (42’) chegado ao 2-0, com que se terminou o primeiro tempo, margem que, não sendo folgada, era confortante para encarar a segunda parte com alguma tranquilidade.
No entanto, Arcanjo (50’) reduziu para 1-2 e poder-se-ia esperar alguns “soluços” da parte dos leões, o que foi passageiro, porquanto (63’) Castillo “fez o favor” de operacionalizar um autogolo e aumentar a vantagem leonina para 1-3.
Mantendo uma cadência quase milimétrica de atuação – 17-16 remates, dos quais 8-8 para a baliza, numa posse de bola de 54/46%, em desvantagem para a equipa leonina – o Sporting conseguiu manter-se na liderança e chegar ao 4-1 (79’) por intermédio de Maximino Araújo, não dando azo a dúvidas.
Nelson Oliveira (88’) foi “servido” com um cartão vermelho e saiu mais cedo, ficando os vimaranenses apenas com 10 jogadores em campo.
Na classificação, o FC Porto soma 43 pontos, seguido do Sporting (38), Benfica (35), Gil Vicente (26), Sporting de Braga (25), Famalicão (23), Moreirense e Vitória de Guimarães (21), Estoril, Rio Ave e Alverca (17), Nacional e Santa Clara (16), Estrela Amadora (15), Casa Pia e Arouca (13), Tondela (9) e AVS SAD (4).
Nos marcadores, Pavlidis (Benfica) continua a liderar (14), seguindo-se Luis Suárez (Sporting), 11; Clayton (Rio Ave), 10; Pablo Felipe (Gil Vicente), Samu (FC Porto), Pedro Gonçalves (Sporting) e Ramirez (Nacional), todos com 9 golos.
No sábado, no início da 16ª e penúltima ronda da primeira volta, Famalicão e Estrela da Amadora jogam pelas 18 horas, enquanto o Estoril recebe o Alverca (20h30).

