Sexta-feira 02 de Janeiro de 2026

Alexandre Figueiredo e Laura Taborda venceram São Silvestre da Amadora

HMS Sports | Gil Peraboa 1

HMS Sports | Gil Peraboa

Alexandre Figueiredo (Benfica) e Laura Taborda (Sporting de Braga) foram os vencedores na passagem dos 50 anos da São Silvestre da Amadora, um evento que foi paladino em Portugal Continental e que construiu uma história iniciada em 1975, onde Carlos Lopes – que foi o primeiro português a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos – ensaiou a conquista do primeiro título mundial de corta-mato (fevereiro de 1976) para Portugal.

Ano após ano, a corrida amadorense foi-se tornando um ícone do atletismo em Portugal, por onde passaram a maioria dos melhores atletas portugueses, tendo chegado, nos dias de hoje, ao recorde de inscritos: 3.300 atletas nos 10 km e na corrida das crianças.

HMS Sports | Gil Peraboa

HMS Sports | Gil Peraboa

A prova masculina foi bastante discutida, com Alexandre Figueiredo, Moussaab Haboul, João Santos e Ruben Amaral a destacarem-se desde o início. O atleta do Sport Lisboa e Benfica destacou-se depois da subida dos Comandos, conseguindo ganhar alguma distância sobre os mais diretos adversários e estrear-se como vencedor na Amadora, com o tempo de 29.05, à frente de Moussaab Haboul (29.13) e João Santos (Sporting) ficou na terceira posição (29.48).

Laura Taborda (Sporting Braga), Mariana Vargem (Benfica) e Ana Mafalda Ferreira (Sporting) discutiram os lugares do pódio, com a atleta bracarense a triunfar na Amadora (33.42), seguida de Mariana Vargem (33.59) e Ana Mafalda Ferreira (34.24), do Sporting.

HMS Sports | Gil Peraboa

HMS Sports | Gil Peraboa

Os resultados completos podem ser verificados no site da saosilvestredaamadora.pt.

A animação nas ruas da cidade amadorense começou com a corrida das crianças, promovendo a prática desportiva entre os mais novos (nascidos entre 2012 e 2020). O desfile de carros clássicos e motociclos manteve a tradição e realizou-se antes da corrida de 10 km.

De salientar que o mentor e “alma mater” da corrida – António Manuel Simões – esteve na cerimónia da entrega dos prémios.

Com organização da Câmara Municipal da Amadora, a São Silvestre da Amadora tem o apoio do Hospital Lusíadas Amadora, Junta de Freguesia Falagueira Venda Nova, Junta de Freguesia Venteira, Junta de Freguesia Mina de Água, Stellantis, Vitalis, Dr. Bayard, UBBO, Antena 1, Clube 2cv/Dyane Portugal, Moto Clube Manjericos de Alfornelos, Pastelaria Ninfa e Pastelaria Mina da Poncha e organização técnica da HMS Sports.

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.