Por maioria ou minoria de razões, um mal nunca vem só!
Foi o caso do empate sofrido pelo Sporting em Barcelos e a expulsão direta de Gonçalo Inácio na partida frente ao Gil Vicente, precisamente numa altura critica do jogo (79’) em que os leões ficaram reduzidos a dez jogadores, ainda que a vencer.
Numa partida em que o Gil Vicente entrou melhor, obrigando Rui Silva a duas defesas com alto grau de dificuldade, as equipas foram-se reencontrando e apresentaram algumas jogadas de belo efeito, ainda que não conformes com os desejos de chegar ao golo, o que só se concretizou no último minuto do tempo regulamentar da primeira parte (45’), quando Luis Suàrez meteu a bola na baliza dos homens de Barcelos, fazendo o 15º e mantendo a liderança, isolada, dos melhores marcadores.
Com menor posse de bola (44/56%), o Gil também criou perigo, conseguiu mais remates (18-12, dos quais 10-4 para a baliza) que levaram ao prémio conseguido de chegar ao empate (87’) através de um remate da autoria de Carlos Eduardo, nos 18’ em que os leões jogaram com dez, o que foi “fatal” para a equipa de Rui Borges.
No outro jogo desta 17ª jornada, a última da primeira volta, o Vitória de Guimarães recebeu o Nacional e venceu (2-1), com golos obtidos por Noha Saviolo (70’) e Rodrigo Abascal (87’), enquanto os madeirenses reduziram (90+2’) por Labidi.
Num encontro muito equilibrado (11-14 em remates, dos quais 4-4 para a baliza e uma posse de bola de 54/46%) aproveitaram os vimaranenses por chegar ao triunfo.
Neste sábado, jogam: Tondela-Arouca (15h30), Benfica-Estoril e Estrela Amadora-Sporting de Braga (18h) e AVS SAD-Moreirense (20h30).

