O Europeu de Andebol de 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta de três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega. Portugal vai disputar o Grupo B juntamente com Roménia, Macedónia do Norte e Dinamarca e os jogos de Portugal contam com transmissão em direto na RTP2.
A Jyske Bank Boxen, em Herning (Dinamarca), assume-se como a base do torneio, preparando-se para receber jogos da fase preliminar, mas também o Main Round e o fim de semana decisivo a 30 de janeiro e 1 de fevereiro, infraestrutura com capacidade para 15.000 espectadores que será o cenário para a coroação do campeão europeu e já se encontra com os ingressos praticamente esgotados.
O EHF Euro 2026 passará por quatro cidades em três nações: a Malmö Arena (Suécia), que recebe jogos da fase preliminar e do Main Round; a Kristianstad Arena (Suécia) e a Unity Arena em Oslo (Noruega), ambas dedicadas à fase preliminar.
Será aqui que os adeptos se vão reunir para torcer, comemorar e sentir cada momento da ação. Quer esteja a acompanhar a sua equipa, a descobrir novas estrelas ou apenas a desfrutar do ambiente, o Men’s EHF Euro leva-o para o centro da ação.
Antes de lá chegar, a equipa nacional participará num torneio internacional em Pamplona (Espanha), defrontando o Egipto (dia 8) e o Irão (dia 9), integrada no grupo B, com os jogos a terem lugar a partir das 16h15 horas.
No Europeu, curiosamente também no grupo B, Portugal jogará com a Roménia no dia 16 (17h), Macedónia do Norte no dia 18 (17h) e Dinamarca no dia 20 (19h30), que podem ser vistos na RTP2, em direto.
Seleção nacional em Cadeira de Rodas visitou a equipa principal
Após o treino dos Heróis do Mar, os campeões europeus de Andebol em Cadeira de Rodas proporcionaram aos comandados de Paulo Pereira uma nova experiência, ao poderem comungar com o Andebol em Cadeira de Rodas.
Todos os atletas da Seleção Nacional masculina puderam experienciar o que é esta vertente da modalidade e a exigência na modalidade. Para além deste momento, houve ainda espaço para um jantar de cerimónia, com os atletas e equipas técnicas das duas Seleções e, ainda, com Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Pacheco, Diretor do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior, João Lopes, vice-Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, José Lourenço, do Comité Paralímpico de Portugal e Carla Silva, vogal do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, destacou a presença de todas as entidades presentes e do bom momento que o Andebol português vive, relembrando os resultados de todas as seleções. A comunhão de ambas as comitivas foi um momento que deixou o presidente orgulhoso:
“A união do Andebol foi evidente neste encontro entre a Seleção Nacional A Masculina e a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, que a Federação de Andebol de Portugal organizou no Rio Maior Sports Centre. A paixão une, e a paixão pelo Andebol une definitivamente. Quero realçar as declarações dos capitães das duas seleções – Rui Silva e João Jerónimo – numa clara associação de valores e de objetivos comuns. O desporto é competição, mas também é palco de encontros e de partilhas. Foi isso a que assistimos nesta ação conjunta. Agradeço a todas as entidades presentes pois não é nada comum ter no mesmo evento deste género, um conjunto tão vasto de responsáveis pelo desporto nacional. 2025 foi um ano de sucessos para o Andebol nacional, como foi, ao nível das seleções nacionais: o quarto lugar no Mundial da Seleção Nacional A Masculina; a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas campeã europeia; a Seleção Nacional sub-21 Masculina, vice-campeã do Mundo; e a Seleção Nacional Masculina de Andebol Praia, vice-campeã nos Jogos Mundiais. Todo o universo do Andebol português está de parabéns pois foi o resultado do trabalho de uma grande comunidade desportiva que estou certo continuará a trilhar caminhos de sucesso.”
A atual Campeã da Europa de Andebol de Cadeira de Rodas desejou aos Heróis do Mar sorte para o próximo desafio, o Men’s EHF Euro 2026, que irá ter lugar na Suécia, Dinamarca e Noruega, e começa no dia 15 de janeiro.


