A faltarem 18 dias para o início dos Jogos Olímpicos de inverno Milão Cortina 2026 foi conhecida a constituição da Equipa Portugal.
Terminados todos os períodos de qualificação e apuramento nas diversas modalidades, Portugal conquistou três vagas, duas em Esqui Alpino e uma em Esqui de Fundo e esteve muito perto de conseguir uma vaga na modalidade de Patinagem de Velocidade no Gelo.
Para o Esqui Alpino, modalidade em que Portugal participa de forma ininterrupta desde Sochi 2014, há uma vaga feminina e outra masculina. Para a feminina foi selecionada Vanina Guerillot, que assim repete a presença após Pequim 2022, onde foi 43.ª classificada em Slalom Gigante. Com 23 anos, irá competir tanto em Slalom Gigante como em Slalom, respetivamente a 15 e 18 de fevereiro, no Tofane Alpine Skiing Centre, na zona de Cortina d’Ampezzo.
Emeric Guerillot, 18 anos, fará a sua estreia nas provas de Esqui Alpino nos Jogos Olímpicos de inverno, após ter competido no Festival Olímpico da Juventude Europeia de inverno, em Bakuriani, no ano passado e nos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno, em Gangwon 2024. Em Itália fará três provas, primeiro o Super G a 11 de fevereiro, disciplina de velocidade onde Portugal não participa desde Lillehammer 1994, e depois o Slalom Gigante, a 14 de fevereiro, e o Slalom a 16 de fevereiro. Todas acontecem no Stelvio Ski Centre, em Bormio.
O Esqui de Fundo será a primeira modalidade a entrar em ação e José Cabeça volta aos Jogos Olímpicos, após a presença em Pequim 2022, ocasião onde conseguiu a melhor classificação portuguesa na modalidade, com o 88.º lugar na prova de 15km estilo clássico. Desta vez vai alinhar a 10 de fevereiro no sprint e a 13 de fevereiro nos 10km interval free (estilo livre). O Tesero Cross-Country Skiing Stadium, em Val di Fiemme, é o local escolhido para acolher a modalidade.
Para além dos três atletas, integram a Missão de Portugal, Pedro Flávio, Chefe de Missão, os treinadores Sérgio Figueiredo, Yannick Guerillot (Esqui Alpino) e Ragnar Bragvin Andresen (Esqui de Fundo) e ainda o fisioterapeuta Tiago Rosa.
Os Milão Cortina 2026 começam no dia 6 de fevereiro com a Cerimónia de Abertura marcada para o estádio Giuseppe Meazza, em Milão. Já alguns artistas internacionalmente reconhecidos estão confirmados como Andrea Bocelli, Laura Pausini e Mariah Carey.
A competição irá decorrer até 22 de fevereiro, data em que a Arena Olímpica de Verona acolhe a Cerimónia de Encerramento.
Será possível em diferentes plataformas digitais acompanhar Jogos Olímpicos de Inverno.

