Quinta-feira 22 de Janeiro de 2026

Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo já em execução

noticia-plano-nacional-desenvolvimento-desportivo-8

IPDJ

O Governo deu a conhecer hoje mais um passo decisivo para o Desporto em Portugal, com oito medidas do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD) já em execução, com arranque público do PNDD. O arranque formal do Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo (PNDD) foi assinalado esta terça-feira, no Batalha Centro de Cinema, no Porto, numa sessão que contou com a presença da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, onde anunciou o maior investimento público de sempre no setor, estimado em cerca de 130 milhões de euros.

O PNDD representa o maior investimento público de sempre no setor, com uma estimativa de cerca de 130 milhões de euros, constituindo o primeiro plano estratégico de longo prazo para o desporto em Portugal, como explicou a Margarida Balseiro Lopes .

O plano foi desenvolvido sobre seis pilares estratégicos e integra 44 medidas concretas, com o objetivo de aumentar a prática desportiva, combater desigualdades e modernizar o sistema desportivo, com um horizonte temporal de 12 anos, correspondendo aos próximos três ciclos olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos .

Entre as áreas de intervenção, o PNDD prevê o reforço da atividade física desde a escola, a promoção da participação feminina, a inclusão das pessoas com deficiência e um programa de modernização de instalações desportivas, incluindo o Centro Desportivo Nacional do Jamor, visando reforçar a acessibilidade e as condições de treino e alto rendimento.

618081895_1315413203946566_7072798729071297155_n

IPDJ

Desde a sua aprovação, a 20 de novembro, encontram-se já em execução oito medidas concretas, correspondentes a mais de 60 milhões de euros de investimento, traduzindo a passagem de uma estratégia nacional para a ação no terreno.

No seu conjunto, o Plano mobiliza um investimento global superior a 130 milhões de euros, dirigido à educação desportiva, inclusão, alto rendimento, modernização de infraestruturas, governação e financiamento do sistema desportivo.

Segundo a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, “o Plano Nacional de Desenvolvimento Desportivo representa um compromisso claro do Governo com o desporto, garantindo que as medidas aprovadas se traduzem rapidamente em ações concretas que chegam às pessoas, aos clubes, às federações e aos atletas”.

Com este desígnio, o financiamento previsto no Plano está a ser aplicado em áreas prioritárias, destacando-se:

• Reforço da participação feminina, através de um investimento direto de 7 milhões de euros, destinado a apoiar clubes e associações que promovam o acesso de mulheres e raparigas à prática desportiva, desde a formação ao alto rendimento;

• Promoção da inclusão, com uma linha de apoio de 5 milhões de euros para projetos de desporto adaptado, destinada a aumentar a participação de pessoas com deficiência na prática federada, na formação e na competição;

• Apoio ao alto rendimento, com o reforço dos programas de preparação olímpica, paralímpica e surdolímpica. No dia 22 de dezembro, o Governo assinou os Contratos-Programa com o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal, no âmbito da preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028 e os Jogos Surdolímpicos de Atenas 2029.

© 2026 Jogada do Mês. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.