Aguarda-se que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que lançou em 2025 uma campanha contra o racismo, promovendo o gesto “No Racism” (“Braços Cruzados em X”) e como organizadora da prova, emita (não foi feito até ao dia de hoje – 29 de janeiro) um comunicado, uma nota sobre os acontecimentos do passado dia 25 de janeiro no Feijó envolvendo a atleta Priscilla Quade (Futsal Feijó).
Esta campanha, como referimos, promove o gesto “No Racism”, é a forma como o atleta que foi alvo deste tipo de comportamento, sinaliza ao árbitro, ativando este os protocolos, para o jogo e exige o fim dos comportamentos racistas, deve suspender o jogo e as equipas saem de campo caso o comportamento persista e não existindo outro meio, para resolver a situação, é feita a paragem definitiva do jogo.
Impacto desta campanha precisa ser mais eficaz e no dia 25 janeiro, durante o jogo entre o Feijó/Blocosystems vs Atlético CP, não o foi.
Quem praticou ou fez o ato, permaneceu no recinto, mais grave ainda, assistiu na bancada até o fim do jogo, a equipa de arbitragem não procedeu no sentido de indicar o recolher às cabines das equipas.
A situação foi concluída, após o fim do jogo, com as forças de segurança a identificar o indicado autor do ato.
A aplicação destes procedimentos deverá ser em todas as competições organizadas pela FPF, tal reforça o combate sério a este fenómeno, que não e só visto no desporto como sabemos, mas também no dia a dia das nossas sociedades.
Vamos esperar pelos próximos desenvolvimentos, para validar e fortalecer esta iniciativa da FPF.
Liga Feminina Placard – 14 jornada – Líder confirma liderança.
O SL Benfica ao vencer por 5-0 na visita ao Novasemente, continua isolado na liderança, com 42 pontos ao fim das 14 jornadas.
O Nun’Álvares, está de pedra e cal na segunda posição agora com 39 pontos, nesta jornada venceu na visita ao Casa Povo do Freixo, por 5-0.
O GD Árvore venceu em casa o Águias de Santa Marta, por 2-0, foi a terceira vitória consecutiva da equipa de Vila do Conde.
A equipa Leões de Porto Salvo venceram por claros 4-0 a equipa do Santa Luzia, finalmente ao fechar o domingo no Feijó, a equipa do Atletico CP foi vencer o Feijó/Blocosystems por 5-3.
