Marcos Freitas e Fu Yu apuraram-se para os quartos de final do Top 16 Europeu, depois de alcançarem triunfos espetaculares sobre respetivamente o sueco Truls Moregard e a francesa Prithika Pavade.
Marcos Freitas (12º atleta do ranking europeu) venceu por 3-1 o número 1 europeu e número 4 mundial, vice-campeão olímpico em singulares e equipas e vice-campeão do mundo de singulares, o sueco Truls Moregard. Um triunfo verdadeiramente fora de série alcançado em Montreux!
Nos quartos de final, o olímpico português vai defrontar o germânico Benedikt Duda, nº 5 da Europa.
Fu Yu (11ª) também vai jogar com uma atleta alemã, Ying Han, vice-campeã olímpica em 2026 e 4ª do ranking. Nos oitavos de final, a internacional lusa obteve um triunfo categórico por 3-0 frente à francesa Prithika Pavade, (7.ª), medalha de bronze no Mundial de 2024 com a seleção da França e no Europeu de 2024 em pares mistos.
Jieni Shao (9.º) não conseguiu ultrapassar a austríaca Sofia Polcanova, 2.º do ranking e campeã europeia em 2022 e 2024, tendo perdido por 0-3 nos oitavos de final.
Marcos Freitas: “Estava bem preparado para este encontro”
“Estava bem preparado para este encontro, porque jogámos aqui no ano passado, quando perdi 3-0, mas sabia que na altura tive oportunidades que não aproveitei. Desta vez estava muito focado em vencer o primeiro parcial. Cheguei rapidamente a 5-1, mas algumas jogadas que podiam ter caído para qualquer um dos lados foram todas para ele e isso fez a diferença” afirmou Marcos Freitas.
A partir do segundo parcial, a tendência alterou-se e Marcos Freitas explicou: “sabia que teria as minhas oportunidades, especialmente no início dos pontos. Mantive-me focado e comecei a jogar cada vez melhor nas terceiras, quartas e quintas bolas das jogadas, o que me ajudou a dar a volta ao marcador. Depois do primeiro set estava a movimentar-me muito melhor e a dar tudo o que tinha.”
Fu Yu: “O meu serviço era muito importante”
A olímpica lusa afirmou que “no último encontro entre as duas, perdi com a Pavade, por isso estava nervosa antes deste jogo. Não queria deixar nenhuma possibilidade em aberto. O meu serviço era muito importante e funcionou bem. No terceiro parcial não joguei bem nos primeiros cinco pontos, mas consegui voltar a focar-me.”
Resultados de sexta-feira, 6 de fevereiro
Singulares Masculinos – Oitavos de Final
Truls Moregard (SWE, 1 – Marcos Freitas, 3 (11-9, 9-11, 9-11, 4-11)
Singulares Femininos – Oitavos de Final
Jieni Shao, 0 – Sofia Polcanova (AUT), 3 (5-11, 7-11, 8-11)
Prithika Pavade (FRA), 0 – Fu Yu, 3 (8-11, 5-11, 12-14)
Programa de sábado, 7 de fevereiro
Singulares Masculinos – Quartos de Final
14h25: Marcos Freitas – Benedikt Duda (GER)
Singulares Femininos – Quartos de Final
13h45: Fu Yu – Ying Han (GER)


