Domingo 29 de Abril de 7590

Portugueses abrem Liga Diamante

lesonevorapraga2015

DR

Nélson Évora, Edi Maia, Irina Rodrigues (os três em Doha, no Qatar) e Patrícia Mamona (em Xangai, na China) são, para já, os atletas portugueses confirmados nos dois torneios, que abrem a Liga Diamante de 2015.

O primeiro efectua-se nesta sexta-feira e o segundo no domingo, para onde estão a rumar muitas das principais figuras do atletismo mundial, porquanto está na altura de começar “aferir” a condição física com vista ao mundial de Pequim, em Agosto.

A única atleta que já fez marca este ano ao ar livre foi Irina, com os 63,25 (disco) no decorrer da Taça da Europa realizada em Leiria e que é recorde pessoal e mínimo para o mundial, porquanto os restantes só “marcaram” na pista coberta.

Com relevo para Nélson Évora, que se sagrou campeão europeu de pista coberta em Praga, com um triplo de 17,21, recordando-se que o recorde nacional (ar livre) é de 17,82 e pertence ao campeão olímpico luso.

Edi Maia tem como recorde nacional 5,70 mas este ano só fez pista coberta, onde chegou aos 5,60, enquanto Patrícia Mamona conseguiu este ano 14,32 e tem o recorde nacional absoluto (ar livre) em 14,52.

Resta aguardar pela estreia dos nossos diamantes nos dois torneios iniciais.

Haverá prémios pecuniários em todos os torneios que redundam, no final, oito milhões de dólares.

Depois destes dois encontros, seguir-se-ão mais doze, dez antes do mundial e dois depois, de acordo com o calendário que se apresenta: 30 de Maio em Eugene (EUA), 4 de Junho em Roma (Itália), 7 de Junho em Birmingham (G. Bretanha), 11 de Junho em Oslo (Noruega), 13 de Junho em Nova Iorque (EUA), 4 de Julho em Paris (França), 9 de Julho em Lausanne (Suíça), 17 de Julho no Principiado do Mónaco, 24 e 25 de Julho em Londres (G. Bretanha) e em 30 de Julho, em Estocolmo (Suécia).

Depois do Mundial, dia 3 de Setembro em Zurich (Suíça) e em 11 do mesmo mês em Bruxelas (Bélgica).

© 7590 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.